Diego Monteiro
Às vésperas dos desfiles das Escolas de Samba, em Belém, marcados para os dias 10, 11, 12 e 17 de fevereiro, os foliões estão empolgados para este que é considerado retorno do evento à capital paraense. Mas é preciso se preparar para os contratempos climatológicos, pois segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia no Pará (Inmet/PA), estas noites serão de chuvas.
Segundo o Inmet/PA, hoje, primeiro dia do evento, as chuvas devem lavar a Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, já pela parte da tarde, com previsão de que só termine por volta das 20h. O local será o palco para receber as escolas de samba, que prometem entregar a beleza das fantasias, da bateria, do enredo e muita alegria.
Já amanhã, a situação deve se repetir. “Os nossos instrumentos mostram que neste sábado as chuvas vão começar, novamente, à tarde, e ficará caindo até às 23h, intercalando entre forte e chuviscos. A boa notícia é que no domingo, a concentração de água deve acontecer apenas na parte da tarde”, considerou o meteorologista José Raimundo, que também é diretor do Inmet/PA.
Fevereiro vive o finalzinho das condições climáticas apresentadas no mês anterior, a diferença é que até o momento, não haverá chuvas de longa duração como o que se viu em janeiro, chegando, em algumas semanas, a chover por 48 horas sem parar. Nos próximos dias, por exemplo, o meteorologista explicou que as manhãs devem ser de sol com nuvens, amenizando o calor.
“Estamos sob uma faixa de nuvens carregadas, o que chamamos de ‘Zona de Convergência’, responsável por 60% das chuvas nesse período na região litorânea do Pará, também em Belém. A zona está posicionada na linha do equador, mas os ventos devem trazer essa essas nuvens para mais próximo de Belém, neste sábado, ou seja, causando chuvas”, afirmou José Raimundo.