Grande Belém

Desfile de 7 de Setembro leva multidão à Presidente Vargas

Militares da Marinha participaram do desfile. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará
Militares da Marinha participaram do desfile. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

Centenas de pessoas e milhares de membros das forças armadas e de segurança do Estado compareceram na manhã deste 7 de setembro na avenida Presidente Vargas, em Belém, para o desfile cívico-militar, que começou por volta de 9h30. O evento é organizado pelo governo do Estado com o apoio do Exército Brasileiro. Desde cedo havia movimentação ao longo da avenida, com o público buscando um bom espaço para acompanhar o desfile.

O Exército levou mais de mil integrantes para a Presidente Vargas. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

Pelo Corpo de Bombeiros, desfilarão 362 militares, distribuídos em cinco pelotões representando as atividades de salvamento, combate a incêndio, defesa civil, guarda-vidas. A Polícia Militar foi representada por 460 integrantes dos grupamentos a pé, motorizado e montado, além da apresentação da banda de música da PM.  Outras 14 viaturas passaram pela avenida, 16 motocicletas, 06 diciclos, 01 ônibus e 3 carretas.

A Polícia Civil participaria do desfile motorizado com 10 viaturas no decorrer do percurso. Entre elas um blindado, viatura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher um veículo do acervo da polícia.

Já pela Força Aérea o desfile teve  455 militares da representando nove organizações militares e dois esquadrões aéreos. Durante o desfile, aeronaves fariam sobrevoos na capital. A Marinha destacou 256 militares e neste ano houve a apresentação de embarcações utilizadas nas fiscalizações do tráfego aquaviário e inspeções navais da Marinha do Brasil.

Por fim, o Exército levou a maior quantidade de integrantes: 1.200 militares. O destaque fica para a presença de um general da Guiana Francesa, um cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e, ainda, 450 alunos do Colégio Militar de Belém.