Grande Belém

Descida da Imagem Original do Glória emociona fiéis em Belém

Este evento é tradicionalmente realizado apenas em duas ocasiões no ano – em maio, e durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Antonio Melo
Este evento é tradicionalmente realizado apenas em duas ocasiões no ano – em maio, e durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Antonio Melo

Even Oliveira

A Basílica Santuário de Nazaré, conhecida como a Casa da Rainha da Amazônia, em Belém, está em festa neste mês de maio. As comemorações são em alusão aos 18 anos da elevação ao título de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém, concedido em 31 de maio de 2006 pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta.
Para marcar essa data especial, neste domingo (26), foi realizada a solene descida da Imagem Original do Glória. Este evento é tradicionalmente realizado apenas em duas ocasiões no ano – em maio, e durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
A programação organizada pelos Padres Barnabitas, que administram a Basílica, inclui uma série de atividades religiosas e culturais, que começou no sábado (25) e teve uma série de compromissos marcando o “Dia Devocional”. A descida da imagem é um marco central, permitindo que os devotos fiquem mais próximos da representação sagrada da Virgem Maria até o final do mês de maio.
Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, falou sobre a relevância da celebração como um reconhecimento da devoção mariana na arquidiocese. “A igreja tem sua doutrina e também suas devoções, porque a palavra devoção quer dizer amor, carinho e gosto. Então, especialmente com a Virgem Maria, nós temos essa devoção, este carinho de amor filial, e ela conosco com amor materno”, expressou o arcebispo.
Em relação às programações que se estendem até o final do mês, o arcebispo complementa: “Temos celebrações muito alegres, muito piedosas, como a oração do terço; e tudo isso significa para nós o carinho que temos com a Nossa Senhora e com a vida da igreja, porque Maria é Mãe e modelo da igreja”, explica.
Entre os muitos devotos presentes, a psicóloga Arlete de Jesus, de 83 anos, compartilhou a profundidade emocional da cerimônia. “A descida da imagem é um momento muito significativo para mim. Não se trata apenas de uma estátua, mas da representação da Mãe de Jesus. Maria é nossa mãe, e essa proximidade nos dá força e consolo”, disse emocionada.
A descida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no mês de maio é um evento de profunda comunhão e espiritualidade para os fiéis. Foto: Antonio Melo
A professora de educação infantil Amanda Monteiro, 29, frequenta a Basílica desde criança e descreveu a descida da Imagem como um momento de grande emoção e agradecimento. “Cada descida da imagem é um momento de renovação espiritual. Sinto uma gratidão imensa por estar perto dela, poder conversar mais de perto, entregando meu coração e minhas orações. É um sentimento indescritível que fortalece minha fé”, comentou.
A descida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no mês de maio é um evento de profunda comunhão e espiritualidade para os fiéis. Ao longo dos dias a Basílica Santuário de Nazaré se torna um ponto de encontro, onde cada devoto encontra na figura de Maria um refúgio e uma inspiração para sua vida espiritual.
SERVIÇO
27/05 – Aniversário de Canonização de Santo Antônio Maria Zaccaria – 127 anos.
15h – Novena de Santo Antônio Maria Zaccaria;
30/05 – Adoração da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.
31/05 – Aniversário de 18 anos de elevação da Basílica ao Santuário Mariano Arquidiocesano:
18h – Missa e coroação de Nossa Senhora de Nazaré – Retorno da Imagem Original.
19h15 – Apresentação do Cartaz do Círio 2024 e encerramento da Quermesse Mariana na Praça Santuário.