Pode virar lei o direito ao passe livre no sistema de transporte de ônibus intermunicipal de passageiros para pessoas que convivem com o diagnóstico do câncer no Pará. A proposta, de autoria do deputado Lu Ogawa (PP), foi aprovada nesta terça-feira, 13 de maio, pelos deputados estaduais em sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Segundo o Ogawa, os pacientes que possuem a doença necessitam de cuidado especial e, em muitos casos, precisam se deslocar nos ônibus para realizar os tratamentos. O texto agora segue para sanção governamental.
“A questão do transporte gratuito é fundamental para essas pessoas, pois muitas vezes esses pacientes precisam se deslocar para a capital para receber o tratamento. As despesas podem ser um fardo significativo, especialmente para aqueles de baixa renda”, afirma o parlamentar.
“Isso pode aliviar não só a carga financeira dos pacientes, mas também proporcionar um suporte emocional maior às famílias que já estão lidando com a pressão de um diagnóstico difícil”, complementa.