Grande Belém

Demandas por bebidas estão em alta no verão: cervejas e água lideram vendas!

Ainda estamos no período do verão amazônico marcado pelo fim recente das férias escolares do mês de julho, que registrou no termômetro altas temperaturas que chegaram até 35,7ºC, segundo o Instituto de Meteorologia da Amazônia (Inmet). A sensação de calor permanece alta em Belém e para aliviar a quentura, muitas pessoas vão em busca de bebidas, alcoólicas ou não, em depósitos distribuídos por Belém, os quais têm movimento nas vendas maior durante os finais de semana, de acordo com os próprios comerciantes e proprietários de depósitos.
A equipe do Diário percorreu os bairros do Guamá, Canudos e Pedreira, na capital paraense, para saber como está a procura pelos produtos neste calor de agosto, quais itens tem mais saída e o que comerciantes têm feito para garantir a satisfação do cliente e garantir que a compra seja efetivada por este. Nos estabelecimentos visitados, as maiores procuras são por cervejas, refrigerantes, água e água de coco, conforme relatado pelos comerciantes ouvidos pela reportagem. A expectativa é que o movimento de clientes aumente nas próximas semanas e que as bebidas tenham mais saída.
No depósito e conveniência Esquina Bar, na Avenida Conselheiro Furtado, as principais demandas no final de semana são cerveja e água de coco, sendo a última com valor de seis reais. De acordo com o atendente Augusto Ferreira, 50 anos, em dias como sábado e domingo as vendas são maiores do que comparado com os demais dias da semana. O estabelecimento abre pela manhã, tarde e noite, todos os dias da semana, sempre para atender a clientela em busca de alguma bebida, seja alcoólica ou não. “Em um dia de domingo, por exemplo, vendemos mais de 40 cocos. O pessoal compra muito para se refrescar do calor”, comenta o atendente.
Localizado na Travessa Teófilo Conduru, no Mercantil Irmãos Bastos a maior procura é por refrigerantes, de acordo com o comerciante Ivan Bastos, 47 anos. Quando comparado com o movimento de julho até agora no mês de agosto, ele afirma que a procura pelas bebidas não teve nem queda, nem aumento, mantendo-se constante a procura pelos itens no estabelecimento, não importando qual o mês. Para atender a outros pedidos além de refrigerantes, também são vendidas cervejas e água no local. “Aqui fica aberto todos os dias da semana, nos três turnos, mas geralmente as vendas de bebidas são maiores em dias como sexta-feira, sábado e domingo”, destaca.
Também na Teófilo, mas em outro depósito, a maior saída na Conveniência 3 Amigos são elas, as cervejas em lata. Para garantir um maior consumo da bebida, o local funciona 24 horas por dia, de terça-feira a domingo. De acordo com a comerciante Clélia Câmara, 61 anos, em um único dia de final de semana são vendidos mais de 50 pacotes de cerveja, com 12 latinhas cada. Além das cervejas, a procura também é grande por água e refrigerante no depósito. Sobre a movimentação neste mês e em relação ao mês de julho das férias escolares, Clélia ressalta que “na segunda quinzena de julho o movimento caiu bastante, mas deu uma melhorada neste mês de agosto com o Dia dos Pais”.
No bairro da Pedreira, a maior saída é por outra bebida, a água. Localizado na Travessa da Estrella, o Depósito do Panela chega a vender em um dia de final de semana uma média de 50 garrafões, cada um com 20 litros e custando R$ 10,00 a unidade. É o carro chefe nas vendas do estabelecimento, de acordo com o empreendedor Cléo Moreira, 39 anos. Os clientes também procuram bastante por cervejas no estabelecimento, que funciona todos os dias da semana, nos três turnos do dia. O comerciante explica que as vendas de bebidas em geral no depósito caíram cerca de 30% no mês passado. “Muita gente viajou no mês passado por conta das férias, mas a expectativa é que o movimento cresça nos próximos dias, principalmente devido ao pagamento dos trabalhadores”.