Grande Belém

De olho na COP-30, Prefeitura discute reordenamento do centro comercial de Belém

Foram apresentadas algumas demandas por parte do lojistas e representantes de associações sobre o ordenamento na área comercial e a segurança. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Foram apresentadas algumas demandas por parte do lojistas e representantes de associações sobre o ordenamento na área comercial e a segurança. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A Prefeitura de Belém reuniu na tarde desta sexta-feira, 31, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Pará (Fecomércio-PA), com representantes de lojistas e trabalhadores da área comercial, para tratar do ordenamento, organização e segurança do centro comercial de Belém.

O encontro buscou soluções conjuntas envolvendo a gestão municipal e as associações, para o centro comercial. Durante a reunião, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, apresentou ações da Prefeitura de Belém para a área, como a revitalização das ruas Santo Antônio e João Alfredo, e destacou que os projetos estão incluídos para a COP-30, à qual Belém é candidata a sediar.

“A Prefeitura de Belém contratou um escritório de arquitetura para fazer um projeto voltado para as ruas João Alfredo e Santo Antônio, uma urbanização geral dessa área”, comentou o prefeito.

Demandas

Foram apresentadas algumas demandas por parte do lojistas e representantes de associações sobre o ordenamento na área comercial e a segurança.

O presidente da Associação dos Ambulantes, Máximo Moreira, destacou a importância de reunir com a Prefeitura para propor soluções: “É muito importante ter essa união para essa melhora do centro comercial. Sabemos que precisa de muita coisas, ações de todos os envolvidos. Antes existia um afastamento entre os lojistas e os ambulantes, mas agora isso acabou e junto com a Prefeitura vamos buscar melhorias”, comentou Máximo.

Prefeito sugere criar comissão

O prefeito Edmilson Rodrigues sugeriu a criação de uma comissão envolvendo secretarias municipais e associações para iniciar as ações concretas de ordenamento e organização do centro comercial.

“Sugiro uma equipe de trabalho para preparar ações. Uma comissão com Secon, Sesan, Seurb e todos os representantes do comércio. Podemos também levar os serviços da Ação Cidadania até a área do Centro Comercial”, destacou Edmilson.

Segundo o presidente da Fecomércio, Sebastião Campos, uma nova reunião será marcada para tratar das ações práticas. “Foi acertada uma nova reunião entre os lojistas, traballhadores e secretarias da Prefeitura para colocarmos em prática o ordenamento e organização do centro comercial”.

Participaram do encontro a Associação Comercial do Pará (ACP), Sindlojas, Associação Pátio Belém (Alpab), Comissão dos Lojistas do Centro Comercial, Clube dos Dirigentes Lojistas, Associação dos Ambulantes e Polícia Militar do Pará.

Fonte: Agência Belém