Pará

Dançarino Carlinhos de Jesus agora é Cidadão do Pará

Carlinhos de Jesus não escondeu a felicidade de receber a comenda. Foto: Alepa/Divulgação
Carlinhos de Jesus não escondeu a felicidade de receber a comenda. Foto: Alepa/Divulgação

O dançarino Carlinhos de Jesus é presença constante em Belém há 40 anos. Durante esse tempo, ele veio todos os anos à capital paraense para ministrar oficinas de dança e participar do Festival Internacional de Dança do Pará. Conheceu de perto a cultura, a gastronomia a religiosidade do povo paraense. Aprendeu nossos ritmos e levou nossas danças típicas para outros países.

A paixão pela cidade das mangueiras e pelo Pará foi reconhecida em 2017, quando a Assembleia Legislativa aprovou a concessão do título de Cidadão do Pará. Mas, a agenda repleta de compromissos nunca permitiu que o próprio Carlinhos de Jesus viesse à sede do Poder Legislativo para receber o diploma.

Carlinhos de Jesus não escondeu a felicidade de receber a comenda. “Estava ansioso por isso e se soubesse que oficialmente já sou cidadão paraense há cinco anos, já estava batendo no peito com orgulho”, comemorou Carlinhos. “Belém me conquistou, com seu povo que abraça; com sua gastronomia incomparável. Então, me pegou pelo coração, pelo estômago e pela sua cultura que faço questão de aprender e levar por onde eu vou. Sou um cidadão do mundo, do Brasil, do Rio de Jaeiro e, agora, do Pará”, completa.

Foi com esse sentimento que Carlinhos de Jesus levou o carimbó para a França, em uma de suas viagens. “Ensinar esse ritmo maravilhoso, em praça pública, para os franceses, foi inesquecível”, garante.

“Carlinhos de Jesus já é paraense, por reconhecimento, há cinco anos, e por merecimento, há décadas”, destacou o deputado Gustavo Sefer. “Coube a mim, finalmente, entregar a ele esse título, pedido por iniciativa do meu pai, o ex-deputado Luiz Afonso Sefer”, explicou o 2º vice presidente da Alepa.

O autor do requerimento participou da solenidade de entrega. “Esse título de Cidadão do Pará é o reconhecimento oficial de alguém que deveria ter nascido aqui, mas não nasceu por um descuido do destino. Porque Carlinhos de Jesus tem tudo para merecer essa homenagem. Tem o perfil para ser um cidadão paraense de fato”, garantiu Luiz Afonso Sefer. (Com informações da Alepa)