Perto de ser entregue à população paraense, após a reconstrução que está sendo realizada pelo Governo do Estado, o Estádio Jornalista “Edgar Proença”, o Mangueirão, recebeu a ação do projeto “Conquistando a Liberdade”, realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e que atua na prevenção da violência, ajudando o custodiado a voltar ao convívio com a sociedade, além de reduzir a pena por meio do trabalho.
Nesta terça-feira (21), 100 custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi) iniciaram limpeza e remoção de resíduos sólidos encontrados na obra. As atividades vão acontecer até a próxima sexta-feira (24).
Denominada Operação “Ações e Limpeza – Novo Mangueirão”, a participação da secretaria está sendo coordenada pelas Diretorias de Administração Penitenciária (DAP) e de Reinserção Social (DRS) da Seap. Além da DAP e DRS, estão envolvidas nesta ação a Assessoria de Segurança Institucional (ASI), Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME), Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e Policiais Penais a Colônia Penal. Ao todo, são mais de 60 servidores da Seap, atuando conjuntamente, para garantir a atuação e a segurança dos custodiados da Cpasi.
Há três meses atuando no “Conquistando a Liberdade”, o custodiado A.C.N.M. de 39 anos, afirma que a oportunidade que lhe está sendo dada é muito positiva. Além de ajudar na remição de sua pena, o interno destaca também que o trabalho ajuda na ressocialização. “Era algo que eu esperava há muito tempo. Já é a terceira vez que eu saio pelo projeto, e me sinto muito grato por isso. Isso mostra que a Seap está acreditando em nós”, afirma.