Devido a grande procura por vacinas contra a Covid-19, o estoque da bivalente esgotou nos postos de Belém. Isso causou a suspensão temporária da vacinação para este imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que já solicitou uma nova remessa da vacina. A previsão é que o Ministério da Saúde envie as doses para o estado do Pará na próxima semana. Mediante a confirmação da chegada da nova remessa será divulgado cronograma de vacinação com a bivalente, priorizando a proteção dos cidadãos com maior risco para o coronavírus.
Quem procurou a Unidade Básica de Saúde do bairro de Fátima na tarde desta quinta-feira, 11, acabou não encontrando. No posto, apenas a Pfizer Baby estava disponível ao público interessado em tomar as doses da vacina contra a Covid-19.
“Como eu tenho 60 anos, já estou no período de tomar a última vacina que falta, até então, de combate a Covid-19, mas logo na entrada eu recebi a notícia: ‘o imunizante está em falta, só semana que vem’. É uma pena, mas não podemos fazer nada. Inclusive eu trouxe a minha mãe, uma idosa de 92 anos, para se vacinar também. O que nos resta é voltar para casa e tomar todas as medidas possíveis para evitar qualquer tipo de contaminação, e ficar atento, claro, quando as vacinas chegarem”, disse Paulo Wanzeller, 60 anos, servidor público.
“Não estava sabendo que estava em falta as vacinas contra a Covid-19, então eu aproveitei que os meus dois netos precisavam tomar os da gripe e vim com eles. Quando eu cheguei aqui fui logo informada da situação, inclusive até me mostraram um cartaz que aponta quais são os imunizantes que estão em falta. Desde que começou a campanha de vacinação contra a doença sempre busquei manter a minha carteirinha atualizada, mas diante dessa situação, infelizmente, vou ter que esperar mais um pouco. De qualquer forma, os profissionais aqui da UMS de Fátima informaram que a previsão é de que semana que vem chegue as vacinas que faltam e como eu moro aqui perto vou ficar atenta para me proteger o quanto antes”, declarou Maria da Glória Santos, 72 anos, professora aposentada.
Até às 18h desta quinta, o Pará havia registrado 887.628 casos de covid desde o início da pandemia, segundo a Sespa. O preocupante é que nos últimos sete dias 95 pessoas foram positivadas com a doença e outros novos casos em períodos anteriores somavam 175 pessoas infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Secretaria.
Até agora, 19.191 óbitos foram registrados no Estado. Belém lidera em número de casos e mortes.
Em virtude do ponto facultativo pelo aniversário de Belém, nesta sexta-feira, 12, as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde não funcionarão na capital.
O serviço voltará ao normal na segunda-feira, 15, com a oferta das vacinas Pfizer Baby (para crianças de 6 meses a 4 anos), Influenza (para a toda população a partir os 6 meses de idade) e demais imunizantes de rotina.
Gripe – Para quem quiser aproveitar o ponto facultativo, deste final de semana, para se vacinar contra a gripe, nos shoppings Pátio Belém, Grão Pará e IT Center, o serviço de vacinação com imunizante seguirá normalmente, de 10h as 17h, exceto no domingo.
As universidades particulares, Unama e Fibra, também estarão disponibilizando a vacina contra a Influenza, nesta sexta-feira, 12, de 8h às 12h.
Influenza- A campanha de vacinação contra a Influenza encerraria no dia 15 de dezembro de 2023, mas devido à baixa adesão, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 29 de fevereiro. Por isso, é importante a população ficar atenta e não perder essa nova oportunidade de acesso à aplicação da Infuenza Trivalente, eficaz no combate ao vírus H1N1, H3N2 e o vírus da Influenza B.