Pará

Cosanpa monitora qualidade da água fornecida a seus usuários

Foto: Ascom/Cosanpa
Foto: Ascom/Cosanpa

Usuários da rede de fornecimento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) muitas vezes não imaginam o caminho percorrido para que o líquido chegue com segurança às torneiras das residências. Tratamento, serviços de manutenção preventiva e monitoramento contribuem para manter o padrão de qualidade.

O monitoramento nas residências, por exemplo, é feito com frequência. Equipes técnicas da Cosanpa visitam clientes, selecionados por área específicas, para analisar a água fornecida.

Segundo o gerente da Unidade Executiva de Controle e Qualidade da Cosanpa, Arthur Arrais, o procedimento padrão é realizado em todo o Estado, oferecendo mais segurança à população atendida. “Esse trabalho é realizado permanentemente em todos os municípios operados pela Companhia. Nós somos exigidos pela legislação do Ministério da Saúde para realizar essas coletas mensalmente. As coletas são fundamentais para entender a qualidade da água que está chegando aos nossos clientes e, consequentemente, no caso da identificação de não conformidades, adotar medidas para contornar esses resultados”, informou o gerente.

Água segura

Em Santarém, município da Região de Integração Baixo Amazonas, a dona de casa Tereza Lima foi selecionada para receber a equipe da Cosanpa. Após acompanhar o monitoramento, ela disse que sentiu mais segurança com os procedimentos realizados. “Já passamos por um período difícil com o abastecimento. A água tinha um cheiro muito forte. Hoje, além de limpa e pura, sentimos mais segurança através do monitoramento”, acrescentou Tereza.

Após a coleta, as amostras são encaminhadas para laboratório, onde são determinados parâmetros como pH, turbidez, cor aparente, cloro residual, coliformes totais e termotolerantes.

Segundo a engenheira sanitarista da Cosanpa na região do Baixo Amazonas, Júlia Carvalho, as medidas representam o cuidado com a saúde da população, pois é necessário confirmar que a água fornecida pela Companhia está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.

“Todas as etapas do monitoramento da água servida são de extrema importância para nosso controle e verificação da eficiência do tratamento aplicado. Os resultados das coletas são emitidos em até 24 horas, e após a conclusão das análises os resultados são encaminhados aos órgãos responsáveis pela qualidade da água potável”, explicou Júlia Carvalho.