Com aproximadamente 250 metros de profundidade, a construção do novo poço que irá ampliar a oferta de água para mais de 57 mil moradores do distrito de Icoaraci, em Belém, segue avançando conforme o planejamento elaborado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Atualmente, as equipes técnicas trabalham na limpeza e desenvolvimento do poço. As duas etapas envolvem processos de retirada de resíduos da perfuração e estruturação, eliminando a turbidez da água até que ela fique limpa.
“A partir dessa estabilização, iniciaremos os testes de vazão e qualidade de água. Ao mesmo tempo, estamos avançando com trabalhos nas partes elétricas e mecânicas que envolvem a preparação da bomba submersa, da subestação de energia, quadros de comando e a adutora de interligação do poço ao reservatório”, explica o engenheiro sanitarista, Marcus Vinicius, da Cosanpa.
Atualmente, o abastecimento de água no distrito de Icoaraci é feito a partir de 13 poços. Com a entrada de mais uma fonte de captação de água, a oferta será ampliada no bairro Ponta Grossa e em parte dos bairros Agulha e Campina.
Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior destaca o avanço da obra como “parte do compromisso de ampliar e fortalecer os serviços nas áreas de atuação da Companhia, a partir de investimentos em tecnologia e em novas fontes de captação e do apoio do Governo do Estado”, detalha José Fernando Gomes Júnior.