A Igreja Católica celebra no dia 30 de maio, a Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Este é o único dia em que o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, exaltado publicamente pelos fiéis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.
Na Arquidiocese de Belém, a Solenidade de Corpus Christi será celebrada na manhã desta quinta-feira (30) nas oito Regiões Episcopais: Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, Sant’Ana, São João Batista e São Vicente de Paulo.
Região Sant’Ana (Cidade Velha, Campina, Reduto, Batista Campos, Jurunas, Condor, Umarizal e Nazaré)
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, estará na Região Sant’Ana, onde presidirá a Santa Missa às 7h, na Catedral Metropolitana (Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha), junto ao Vigário Episcopal, Padre André Teles, e aos demais padres da região. Em seguida, a procissão sairá em direção à Paróquia Santa Luzia, no Jurunas.
Paróquias da Região: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Graça – Catedral, Santa Luzia, Santa Teresinha do Menino Jesus, Sant’Ana da Campina, Santíssima Trindade, Santo Antônio de Lisboa, São José e São Judas Tadeu.
Região São Vicente de Paulo (Ananindeua – Atalaia, Guanabara, Jaderlândia, Cidade Nova, Coqueiro, Icuí, Maguari, Curuçambá e Paar)
Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, estará na Região Episcopal São Vicente de Paulo, onde celebrará missa às 7h na Paróquia Transfiguração do Senhor, no Curuçambá, com o Vigário Episcopal, Padre Ivan Conceição, e pelos padres da região. Em seguida, haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia São Vicente de Paulo, no PAAR.
Paróquias da Região: Cristo Peregrino, Cristo Rei, Divino Espírito Santo, Ascensão do Senhor, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Amparo, Santa Rita de Cássia, Santa Maria Mãe de Deus, Santa Paula Frassinetti, Santíssimo Redentor, Santo André Apóstolo, Santo Inácio de Loyola, São José Operário, São Lucas Evangelista, São Vicente de Paulo, Transfiguração do Senhor e Maria Mãe da Igreja.
Região Nossa Senhora do Ó: (Benevides, Mosqueiro e Santa Bárbara)
Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, estará na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó, onde presidirá a Santa Missa às 8h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Benevides), junto ao Vigário Episcopal, Padre Francimar Lopes, e os padres da região. Após, a procissão seguirá com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia Santa Rosa de Lima, também em Benevides.
Paróquias da Região: Menino Jesus, Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Nossa Senhora da Conceição (Carananduba), Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara, Santa Rosa de Lima, São Francisco de Assis (Murinin), São Pedro Pescador (Baía do Sol), Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora do Cenáculo (Ariramba).
Região Santa Maria Goretti (Nazaré, Fátima, São Brás, Canudos, Terra Firme, Guamá, Cremação)
A Missa será às 7h na Paróquia São Pedro e São Paulo (Guamá), presidida pelo Vigário Episcopal, Cônego Silvio Trindade, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento sai em direção à Paróquia São Miguel, no bairro da Cremação.
Paróquias da Região: Nossa Senhora de Nazaré do Desterro (Basílica), Nossa Senhora de Fátima, Santa Maria de Belém, Santa Maria Goretti, Santo Antônio do Tucunduba, São Domingos de Gusmão, São Francisco de Assis, São José de Queluz, São Pedro e São Paulo e São Miguel.
Região Santa Cruz (Val-de-Cans, Maracangalha, Telégrafo, Umarizal, Sacramenta, Barreiro, Pedreira, Marco, Souza, Marambaia e Castanheira)
A Missa será às 7h na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rod. Artur Bernardes, 459), presidida pelo Vigário Episcopal, Padre Gabriel Paes, e concelebrada pelos padres da região. Logo após, haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia São Raimundo Nonato, no bairro do Umarizal.
Paróquias da Região: São João Bosco, Imaculada Conceição, Jesus Ressuscitado, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Sagrada Família, Santa Cruz, Santa Teresinha da Amazônia, São Benedito, São Francisco Xavier, São Geraldo Magela, São João Paulo II, São Jorge, São Raimundo Nonato, São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Região Coração Eucarístico de Jesus (Benguí, Cabanagem, Mangueirão, Parque Verde, Tenoné, Una, São Clemente, Coqueiro)
A Missa será às 7h no Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio (Conjunto Satélite, WE 6, 455), celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Humberto Paiva Brito, e concelebrada pelos padres da região, em seguida a procissão com Santíssimo sairá para Paróquia São José de Anchieta.
Paróquias da Região: Arcanjo São Miguel, Coração Eucarístico de Jesus, Cristo Redentor, Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Edwiges, Santa Luzia do Bom Futuro, Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné, Santo Antônio de Pádua, São Clemente, São José de Anchieta, Nossa Senhora do Bom Remédio.
Região Menino Deus (Ananindeua – Águas Lindas, Aurá, Distrito Industrial, Júlia Seffer, Centro / Marituba – Nova União, Almir Gabriel, Nova Marituba, Canaã Centro)
A Missa será às 7h30 no Ginásio Municipal de Marituba, celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Cleiton Marcos da Silva Liker, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida a Procissão com o Santíssimo Sacramento segue em direção à Praça Matriz de Marituba.
Paróquias da Região: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canaã, Santíssima Trindade, São Paulo Apóstolo, Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré, Sagrado Coração de Jesus – Distrito Industrial, Sagrado Coração de Jesus – Júlia Seffer, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santíssimo Sacramento, São José dos Verdejantes, São Marcos, São Pio de Pietrelcina e São Pio X.
Região São João Batista (Cotijuba, Outeiro, Icoaraci, Parque Guajará, Tapanã, Pratinha)
A Missa será às 7h, na Igreja São Sebastião, na orla de Icoaraci, celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Adalberto Brandão, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida a Procissão com o Santíssimo Sacramento segue para o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
Paróquias da Região: São Vicente de Paulo, Divina Misericórdia, Jesus Bom Samaritano, Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Outeiro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Livramento, Santa Teresa de Calcutá, Santo Afonso Maria de Ligório, São Francisco das Ilhas – Cotijuba, São Francisco de Assis – Icoaraci, São Francisco de Assis – Tapanã e São José Esposo de Maria – Outeiro.
História Corpus Christi:
A origem desta festa remonta ao Século XIII, quando na Bélgica, uma freira de nome Juliana recebeu diversas aparições místicas de Jesus lhe pedindo a expansão do culto à Eucaristia e o incentivo público desta devoção. A priori a festa iniciou naquela região, em 1247, pouco a pouco foi se consolidando nas cidades vizinhas até que o Papa Urbano IV a instituiu para o mundo inteiro em 1264. Diversos milagres eucarísticos, como o da Hóstia que sangrou nas mãos de um sacerdote que duvidou da presença real de Cristo, em Bolsena, colaboraram para que Urbano IV ampliasse o culto eucarístico à Igreja no mundo inteiro.
Tradição dos Tapetes: A ornamentação de tapetes é uma expressão de fé, transformada em obras de arte, geralmente confeccionadas com base de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores e outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.
A tradição da confecção não representa penitência ou pagamento de promessas, trata-se de uma manifestação popular de adoração a Cristo. A passagem pelo tapete tem um significado especial, quando o ostensório, onde fica o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote pelas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. Isso representa que Jesus está presente ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.
Esta tradição também lembra quando Jesus entrou em Jerusalém e o povo colocou ramos de oliveira para que Ele passasse por cima. No entanto, apesar de fazer memória à entrada de Cristo em Jerusalém, essa procissão não tem ligação com a procissão de ramos, que antecede a Paixão de Cristo.