Grande Belém

COP 30 será vitrine para pequenos negócios sustentáveis e inovadores

Motivos foram selecionados a partir de sugestões da população e da estatal
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Motivos foram selecionados a partir de sugestões da população e da estatal Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

A participação dos pequenos negócios na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) foi destaque no segundo dia do Inova Amazônia, que acontece em Manaus (AM).

Durante o painel conduzido pelo Sebrae foram apresentadas as ações em desenvolvimento pela instituição para garantir que as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI) aproveitem as oportunidades da conferência da ONU sobre mudanças do clima, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).

Na ocasião, o gestor nacional do Inova Amazônia, Thyago Gatto, explicou como funciona a COP e como os pequenos negócios podem ser protagonistas durante o maior evento da ONU. “Nós queremos colocar os pequenos negócios à frente dessa discussão nos painéis de debate, como expositores para o mundo de suas soluções, mostrando o que já fazem e podem fazer para mitigar os problemas climáticos atuais”, enfatizou.

Durante o painel, o assessor da diretoria do Sebrae Pará, Renato Coelho, detalhou o planejamento estratégico do Sistema Sebrae em articulação com diversos parceiros do setor público e privado. Segundo ele, a COP 30, em Belém, será conhecida como COP da floresta pela relevância do bioma amazônico para o equilíbrio do meio ambiente no mundo.

A expectativa, segundo Coelho, é que a COP 30 atraia 60 mil visitantes, gerando novos negócios e empregos, deixando um legado importante, principalmente para os estados da Amazônia Legal. “Vamos mostrar que investir na Amazônia é apostar no futuro, onde empreendedores florescem e a floresta permanece de pé”, frisou.

Agência Sebrae