Saúde mental
Nesta quinta-feira (14), a partir de 9h, no auditório João Batista da Alepa, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Carlos Bordalo (PT), realizará uma sessão especial sobre o tema “Saúde Mental no Brasil”, com o objetivo de trocar experiências sobre políticas de acolhimento e cuidado em saúde mental, abordando as ações desenvolvidas no país. O evento terá a participação de representantes de diversas regiões do país, como a deputada Federal Juliana Cardoso (PT-SP); deputada Estadual Camila Valadão (PSOL-ES), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial do Espírito Santo; o deputado Federal Flávio Serafini, que Preside a Frente Parlamentar da Luta Antimanicomial do Rio de Janeiro; o deputado Federal Airton Faleiro (PT-PA), e Ana Guljor, Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme).
Saúde mental II
Entre os dias 15 e 17 de novembro, Belém sediará o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME, no Hotel Sagres e na Unama. Com o tema “Potências do Bem Viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade” a organização visa traduzir os desafios atuais do campo da saúde mental ao ampliar a noção de bem-estar para além da ausência dos sintomas e das práticas de cuidado desenvolvidas nos serviços da rede de atenção psicossocial. O congresso conta com apoio da presidência da Assembleia Legislativa do Pará, presidida pelo deputado Chicão (MDB).
Debates na COP29
A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL-PA) participa da conferência 29 da ONU sobre o clima (COP 29) na cidade de Baku, no Azerbaijão. Lívia é uma das duas representantes brasileiras – junto à deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) – no “Parliamentarians for a Fossil-Free Future”, que reúne mais de 800 parlamentares de vários países na busca de estratégias para a substituição do petróleo e do gás natural por fontes de energia limpa no mundo. Na programação do evento, a paraense estará em três mesas de debates com parlamentares de vários países. Hoje, dia 14, participará da mesa “Alavancando as Contribuições Nacionalmente Determinadas para migrar de combustíveis fósseis e proteger a biodiversidade”; na sexta (15): “Dia da Energia: Ações Legislativas Transformadoras para uma Transição Energética Justa e Equitativa”; e no sábado (16): “Um caminho unido para um futuro livre de fósseis: Ação Legislativa dos Estados Unidos e Global sobre o clima”.
Honoris Causa
O deputado Adriano Coelho (PDT), terceiro secretário da Mesa Diretora da Alepa, representou o presidente da Casa de Leis, deputado Chicão (MDB), na cerimônia que marcou a entrega do Título Honoris Causa ao ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A homenagem, concedida pela Universidade da Amazônia (Unama), por meio de seu Conselho Universitário, integra as comemorações dos 50 anos da Instituição de Ensino Superior. O Título de Honoris Causa foi entregue ao magistrado em reconhecimento à sua atuação em prol da justiça e dos direitos democráticos no Brasil. A honraria é concedida a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo significativamente para a sociedade.
Evangelho Quadrangular
Em reconhecimento e homenagem à importância da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) do Pará, a Lei nº 7.663, de autoria do deputado Martinho Carmona (MDB), instituiu em 2012 o “Dia da Igreja do Evangelho Quadrangular”, celebrado em 15 de novembro com eventos e sessões solenes que destacam seu papel espiritual e social no estado. E este mês, a igreja completa 51 anos de fundação no Pará. São décadas de muito trabalho para realizar o “ide” de Jesus, e o fruto disso é o grande número de vidas que têm sido restauradas e transformadas em todos os municípios do estado.