Grande Belém

Compra do material escolar tem corrida às papelarias da capital

Compra do material escolar tem corrida às papelarias da capital Compra do material escolar tem corrida às papelarias da capital Compra do material escolar tem corrida às papelarias da capital Compra do material escolar tem corrida às papelarias da capital
Belém, Pará, Brasil. Cidade. Papelaria Império do Escritório. Voltam as aulas nas escolas e o momento é de ir às compras da lista de material escolar. 14/01/2023. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Belém, Pará, Brasil. Cidade. Papelaria Império do Escritório. Voltam as aulas nas escolas e o momento é de ir às compras da lista de material escolar. 14/01/2023. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Ana Laura Costa

A época de início de ano é de busca pelos materiais escolares. Nas papelarias do comércio da Grande Belém, o movimento já é intenso e deve se manter assim até o final do mês de janeiro. Como no último sábado, com estabelecimentos lotados e até filas do lado de fora.

Segundo o gerente da Papelaria dos Estudantes, José Domingos Ferreira, o fluxo de pais em busca de material escolar começou a intensificar logo na primeira semana de janeiro e está maior comparado ao mesmo período do ano passado. “Nós mantemos o preço e geralmente os pais tem comprado todos os materiais que estão incluso na lista escolar. Nesse início, as aulas começam primeiramente na rede privada, por isso este fluxo já intenso, depois o movimento cai um pouquinho mas volta quando os alunos da rede estadual estão prestes a iniciar o ano letivo”, ressaltou o gerente.

Juntos, Kelly Daiana Lopes, 34 anos, representante comercial e o marido Humberto Oliva, representante de vendas, 46 anos, escolhem os materiais listados pela escola para o começo das aulas do filho de apenas 2 anos. Kelly confessa que dessa vez não teve muito tempo para pesquisar preços, mas achou os materiais bem em conta e conseguiu economizar. “Temos várias opções aqui, dá para escolher as marcas e a gente consegue dar uma economizada, não é? Esse ano vou levar todos os itens listados, não tem jeito”, comentou entre risos. No próximo ano, o casal pretende se programar melhor para as compras escolares, mas afirma que não ficaram no prejuízo, conseguiram economizar e até ganhar desconto.

Movimento é intenso nas papelarias da capital. Kelly e Humberto (abaixo) aproveitaram o sábado para completar o material do filho FOTOs: Irene Almeida

PACIÊNCIA

Em outra papelaria da cidade, a fila para entrar na loja era grande. As correrias para garantir o material escolar das crianças fazem com que os pais exercitem a paciência e aguardem para economizar alguns reais. Em uma papelaria do comércio da cidade, localizada na Rua Senador Manoel Barata, a artesã Vanessa Souza, 31, era uma entre as várias mães que aguardavam na fila indiana que se formou fora da papelaria. Junto a filha Maria Eduarda, 8 anos, as duas tiraram o sábado para realizar as compras.

“Saímos cedo de casa para pesquisar o menor preço e aqui é mais em conta, a diferença de preço em relação as outras é de 90%. A gente também reaproveita alguns materiais do ano letivo passado quando dá, dessa vez a gente vai ter que comprar tudo o que escola listou”, afirmou Wanessa.