Grande Belém

Comércio de bairros: olhar já está voltado para o Dia dos Pais

 Júnior Carreira destaca que loja está se preparando para a data comemorativa Foto: Irene Almeida
Júnior Carreira destaca que loja está se preparando para a data comemorativa Foto: Irene Almeida

Rafael Rocha

O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro e neste ano vai ser comemorado em 11 de agosto. Para entender as intenções de compra dos usuários para a época e identificar como os brasileiros estão se preparando para celebrar e presentear no Dia dos Pais, a pesquisa realizada pela plataforma Reclame Aqui, feita com 1.500 consumidores de todo o Brasil entre os dias 1º e 6 de julho deste ano, revelou que 28% dos entrevistados pretendem comprar algo para os pais e 22% ainda não se decidiram se vão comprar.

Já 50% dos pesquisados afirmaram que não vão comprar presentes. A pesquisa também aponta que roupas e calçados lideram as preferências para presentear na data, com 30% da intenção de compra. Em segundo lugar, os perfumes e cosméticos são os itens mais procurados pelo público, com 18%. Em seguida, os itens esportivos marcam 15% da preferência dos pesquisados para presentear no 11 de agosto.

Na capital paraense, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio lojista, ficando atrás do Natal (1º lugar), Dia das Mães (2ª posição) e Dia dos Namorados (3ª colocação).

A preparação no comércio já está a todo vapor. Júnior Carreira, 26 anos, vendedor na loja Suanny Modas, localizada na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém, espera que a data impulsione as vendas em agosto.

Na loja, o vestuário masculino busca atrair o público com grande variedade de roupas, desde bermudas a shorts, com camisas variando de R$ 30 a R$ 40. “Estamos preparando tudo para o Dia dos Pais e confiantes de que as vendas serão boas. É um momento para faturar e promover bons preços para garantir os clientes”, destaca.

Diessica Santos, 27 anos, vendedora na Casa Santos, está empolgada para que o mês de agosto dê um impulso nas vendas após julho. Com estoque renovado e aguardando novas mercadorias para a data comemorativa, Diessica explica que a loja vai realizar promoções e colocar as novidades na frente da loja, tudo para chamar a atenção dos clientes e garantir boas vendas.

A diversidade dos produtos inclui tênis, sandálias, roupas masculinas, bonés e mochilas. “Temos boas expectativas para este ano. Sempre é uma data boa pro comércio. Muita gente vem e compra pro pai, pro marido, pro namorado, pro filho. A movimentação fica maior no meio da semana que antecede o Dia dos Pais”.

Também no mesmo perímetro, Wagner Luis, 48 anos, vendedor na Sapataria Martins, informa que o estabelecimento já está investindo para a semana do Dia dos Pais com novas cargas de mercadorias como tênis, sapatos, sandálias e mochilas, tudo para melhor atender aos clientes do bairro da Pedreira e adjacências.

De acordo com o funcionário, a Pedro Miranda sempre é movimentada de clientes, o que garante boas vendas em datas comemorativas. Na loja os itens que mais têm saída para os pais são as sandálias, que custam a partir de R$ 40, em média, dependendo da marca e modelo. “As sandálias saem bastante por ser um presente bem versátil. Não tem erro. Todo mundo gosta”.

O trabalhador ambulante José Roberto Souza, 54 anos, sabe como atrair a clientela e impulsionar a saída das mercadorias. No ponto, localizado entre as travessas Estrella e Timbó, ele realiza há 10 anos uma promoção de Dia dos Pais. Neste ano, o cliente compra qualquer mercadoria a partir de R$ 25 e concorre a um prêmio de R$ 500 no final de agosto.

Uma estratégia para garantir boas vendas de bermudas, camisas, shorts, bonés e demais itens masculinos disponíveis para o público. “Eu deixo os preços bem acessíveis para todo mundo poder comprar, mesmo as pessoas com baixas condições financeiras. No Dia dos Pais, muita gente sai daqui de sacola cheia”, diz o vendedor sobre a expectativa das vendas deste ano.

Pesquisa

No cenário dos que decidiram dar presentes, 64% comprarão para o próprio pai e 26% para o marido. Em relação ao valor do presente, cerca de 46% dizem que vão gastar até R$ 100,00; 41% devem gastar entre R$ 100,00 e R$ 300,00; 10% podem desembolsar de R$300,00 a R$500,00; e 2% estimam gastar mais de R$2.000,00 em presentes para o pai.