Grande Belém

Coletivos farão 'bicicletada' para reivindicar segurança

Coletivos ParáCiclo e Bike Anjo puxam ação no dia 28 de abril, com saída de São Brás
Coletivos ParáCiclo e Bike Anjo puxam ação no dia 28 de abril, com saída de São Brás

“CHEGA DE MORTE NO TRÂNSITO!”. Essa é a principal reivindicação da bicicletada marcada para a próxima sexta-feira (28), com saída do Mercado de São Brás, em Belém. Idealizada e organizada pelos coletivos de mobilidade urbana ParáCiclo e Bike Anjo, a ação visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de sinistros no trânsito na capital paraense. A concentração está marcada para às 19h30, com saída às 20h.

A integrante do coletivo ParáCiclo e também presidenta da união de Ciclistas do Brasil Ruth Costa, é mulher, negra, mãe, moradora da periferia de Belém. Há alguns anos voluntária da rede Bike Anjo, ela atua com o objetivo incentivar e ajudar as mulheres a perderem o medo das ruas e se empoderarem, tendo a bicicleta como um instrumento de transformação.

“A ideia dessa ação é a gente chamar atenção das autoridades públicas para a questão do desrespeito no trânsito, para o quanto que o ciclista é desrespeitado no trânsito de Belém. A bicicleta um modal tão importante para as cidades, para o meio ambiente, e quem usa é desrespeitado o tempo todo. A gente vem sofrendo com muitos atropelamentos, muita falta de respeito em ciclovias e ciclofaixas que são o tempo todo invadidas por condutores de veículos motorizados e  ciclofaixas que viram estacionamentos”, detallha

Ruth, que usa a bicicleta em quase 100% dos percursos diários, sonha com uma infraestrutura urbana acessível, mas atenta para o principal e mais urgente: punir os envolvidos em infrações e  reduzir o número de mortes de ciclistas.

“Em um único final de semana do mês passado, a gente teve quatro ciclistas atropelados. Só o que tivemos conhecimento, mas imagino que o número é bem maior, porque temos muita sub-notificação. Então o sentido é chegar até as autoridades para que tomem providências”, conclui Ruth.

Serviço
Bicicletada “Chega de Morte no Trânsito”, organizada pelos coletivos ParáCiclo e Bike Anjo, na sexta-feira, 28 de abril, com saída do Mercado de São Brás, a partir das 20h.