Grande Belém

CNH gratuita: prazo para resgatar passaporte vai até o dia 13/03

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia na próxima segunda-feira, 18, a etapa de matrícula do Programa Social CNH Pai D'égua. Foto Wagner Santana/Diário do Pará.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia na próxima segunda-feira, 18, a etapa de matrícula do Programa Social CNH Pai D'égua. Foto Wagner Santana/Diário do Pará.

Trayce Melo

Na tarde de ontem (07), o Governo do Estado do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA), realizou a entrega do Passaporte de Matrícula do Programa Social CNH Pai D’égua, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém.

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan estiveram presentes fazendo as entregas do passaporte para os candidatos classificados no programa em Belém. O documento antecede a fase de matrícula, que terá início de forma presencial, no próximo dia 18, no Mangueirinho.

A programação foi direcionada aos candidatos classificados na etapa de inscrição de Belém. Ao todo, o programa distribuiu 20 mil vagas para candidatos residentes na cidade. A maior parte das vagas tem como foco a primeira habilitação, seguida de mudança e adição de categoria, todas elas voltadas à atividade remunerada.

O passaporte é o documento obrigatório que atesta que o candidato classificado tem interesse em participar do programa. Os beneficiários que receberam o passaporte terão todo o processo de emissão da carteira de habilitação gratuitamente. O processo inclui a realização de exames iniciais e o ingresso no Centro de Formação de Condutores (autoescola). Além disso, o documento conterá registro de permissão para o motorista que deseja exercer uma atividade remunerada.

O Detran montou 50 estandes na área externa do ginásio onde estavam as clínicas médicas credenciadas no órgão e as autoescolas. O evento também contou com a apresentação do cantor MC Dourado, palestras sobre comportamento seguro no trânsito, mercado de trabalho a partir da CNH remunerada, especialmente para mototaxistas e motofretistas, além de critérios e procedimentos de acesso à CNH para pessoas com deficiência (PCDs). Além de um espaço infantil dedicado à educação de trânsito de forma lúdica, o “Detranzinho”.

O passaporte foi entregue a todos os que estavam presentes, junto com a relação dos documentos necessários no ato da matrícula juntamente com a data do agendamento. A estudante Dielle Paixão, de 19 anos, foi uma das selecionadas pelo programa. Ela conta que a oportunidade de conseguir a habilitação pelo programa trará mais facilidade para a sua vida.

Ela diz ainda que o custo de uma habilitação é muito alto. “Antes de lançar o edital eu estava pesquisando o preço em algumas autoescolas, eu precisaria desembolsar no mínimo 3 mil reais”, afirma.

O estudante Arthur Ferreira, de 24 anos, destaca que é uma oportunidade muito boa participar do programa. “Eu acredito que só trará vantagens para a minha vida. Com a habilitação eu vou conseguir facilitar bastante a minha rotina. Eu moro no Telégrafo e faço faculdade no Guamá, dependo só de uma linha de ônibus. Além de que é uma oportunidade de garantir uma renda extra”.

A estudante Raiane Araujo, de 18 anos, também foi uma das contempladas. Ela acredita que melhora bastante sua logística para a faculdade com a habilitação. “Chegamos a pesquisar o preço da habilitação em algumas autoescolas e os valores eram inviáveis. A partir de agora, irei trabalhar para conquistar meu transporte e vou poder dirigir com segurança”, conta.

Quem não conseguiu comparecer na abertura de entrega terá a oportunidade de comparecer ao Mangueirinho até o dia 13 de março, das 9h às 16h para fazer a retirada.