Pará

CMB usará plenário da Alepa para sessões por dois meses

CMB usará plenário da Alepa para sessões por dois meses CMB usará plenário da Alepa para sessões por dois meses CMB usará plenário da Alepa para sessões por dois meses CMB usará plenário da Alepa para sessões por dois meses

Carol Menezes

As sessões plenárias na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e da Câmara Municipal de Belém (CMB) já têm data de retomada: 6 e 15 de fevereiro, respectivamente. Pelo fato de a sede do Legislativo da capital paraense estar em reformas desde o fim do primeiro semestre de 2023, a própria Alepa sediará não apenas a abertura dos trabalhos, mas também as sessões plenárias da CMB por pelo menos dois meses, sempre pela parte da tarde.

De acordo com a diretora legislativa da Câmara, Ellen Farache, um acordo entre os presidentes das duas casas, o deputado estadual Francisco Melo, o “Chicão”, e o vereador John Wayne, ambos do MDB, viabilizou a mudança temporária que permitirá o funcionamento da CMB mesmo com sua sede física em obras.

“Ajustamos os últimos detalhes, como a possibilidade da disponibilidade do espaço e colocar as nossas propostas, mas sem misturar os trabalhos. Cada um trabalhará na sua área”, explicou Ellen Farache, que se reuniu na quinta, dia 1º, com o diretor legislativo da Alepa, Jarbas Porto e Alda Dantas, coordenadora geral da Assessoria de Imprensa e Divulgação do Parlamento Estadual.

MENSAGEM

O governador Helder Barbalho (MDB) fará a leitura da mensagem ao Legislativo Estadual no plenário Newton Miranda, na sede da casa de leis, a partir das 9h do dia 6 de fevereiro, próxima terça-feira.

O prédio da CMB está em reforma desde o fim do primeiro semestre de 2023, e as intervenções agora estão justamente no plenário e também nas áreas administrativas do primeiro andar. Por este motivo, a sessão de abertura do ano legislativo será realizada no dia 15 de fevereiro, no plenário Newton Miranda, na Alepa, às 9h, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL). As sessões ordinárias serão realizadas no auditório João Batista, às quartas e quintas-feiras, das 14h até às 16h30.

“As atividades legislativas na Câmara de Belém continuam. O plenário está em reforma, mas firmei uma parceria com o presidente da Alepa, deputado Chicão, e iremos fazer as sessões, nesses próximos meses, por lá. Esse ano de 2024 o trabalho será realizado como mais empenho. Os vereadores darão seguimento nas atividades da Casa e também continuam desenvolvendo ações externas”, declarou o presidente do parlamento de Belém, John Wayne.

Tanto os deputados estaduais quanto os parlamentares de Belém estão em recesso – previstos nos regimentos internos de ambas as casas de leis – desde dezembro. O código regimental da CMB prevê o encerramento das férias de fim de ano dos vereadores para todo 1º de fevereiro, enquanto que o da Alepa determina a retomada para todo dia 2 do mesmo mês.

O plenário da Alepa será usado pelos deputados pela manhã e pelos vereadores à tarde
FOTO: baltazar costa / alepa