Trayce Melo
Neste domingo (03), as ruas do Distrito de Outeiro, em Belém, ficaram ainda mais animadas por conta da tradicional procissão do Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que esse ano completa sua 70º edição. Realizado no primeiro domingo de dezembro, a procissão levou cerca de 3 mil romeiros ao encontro da padroeira da ilha, segundo a organização da festa.
Com o tema “Maria, sinal da esperança”, a festividade traz como reflexão a mensagem de que Jesus é a nossa esperança.
“Foi inspirado em um documento da Igreja do Conselho Vaticano II, e também na Carta aos Romanos, capítulo 5, que diz que a esperança não decepciona. Em meio ao mundo onde promove guerras e tantos conflitos, em situações que nós estamos vivendo no mundo, queremos mostrar que Maria é esta que nos aponta a Cristo, que nos leva para Cristo. Ela é o sinal que nos direciona para Jesus, que é a nossa única esperança. Então, esta mensagem que nós queremos transmitir com esse sírio deste ano, nesta comemoração festiva, não somente na Paróquia Imaculada Conceição, mas em todo o distrito de Outeiro, que ela é padroeira, assim como nós chamamos rainha do Outeiro, e queremos levar a mensagem da paz, do amor e, sobretudo, da gratidão a Deus”, pontua.
O pároco acrescenta que, além de ser uma festividade tradicional, o Círio de Outeiro vive um avanço na evangelização.
“O trajeto deste ano é o mesmo que iniciamos há três anos atrás, antes saía cada ano de uma comunidade diferente. Desde há três anos atrás, vivenciamos o ano de São José, aqui era a capela de São José, ano passado virou paróquia. Nesse círio temos muito a comemorar, clima festivo. Temos muita gratidão ao senhor pelo avanço da evangelização também. Já são duas paróquias aqui em Outeiro. E por isso, saindo de uma paróquia para a outra. É bem significativo isso na unidade da igreja aqui neste distrito”, explica.
PROGRAMAÇÃO
A programação começou às 7h, com a celebração da missa, na Paróquia São José esposo de Maria, na travessa Flamengo, presidida pelo Padre Paulo Santos. Após a missa, a imagem foi conduzida à berlinda, onde foi posicionada para seguir o percurso pela avenida Paulo Costa, avenida Conceição, rua Manoel Barata até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Ao longo do trajeto até à Igreja Matriz, a santa recebeu diversas homenagens de moradores, devotos e empresas locais. Foi o caso da Loja de Tecidos, Alana Tecidos, que preparou um café da manhã aos devotos que participavam da peregrinação. A proprietária da loja, Alana Moura, de 29 anos, conta que distribui água e prepara o café da manhã na frente da loja como uma forma de gratidão a uma graça alcançada.
“Eu e minha família, fazemos isso como forma de gratidão. Tudo começou em 2001, quando eu e minha mãe só acompanhamos o Círio e distribuímos água aos fiéis.Em 2015 tinha um sonho de montar nossa loja, com a graça de Nossa Senhora conseguimos. Desde então eu preparo esse café da manhã e distribuo água”, disse.
Entre cânticos e orações, os devotos se emocionaram e prestaram suas homenagens pelas ruas do bairro da Água Boa. A dona de casa, Nazaré do Socorro, de 62 anos, caminhava e cantava com uma imagem em miniatura da padroeira. Ela disse que é uma promessa por conta da sua saúde. “Eu só tenho a agradecer pela minha saúde, eu recebi um diagnóstico que precisaria fazer uma cirurgia de vesícula. Com isso, me agarrei muito a Nossa Senhora e pedi para ela interceder por mim. Mas graças a ela, ao retornar ao médico descobri que não precisaria operar mais. Hoje estou aqui cumprindo minha promessa”, diz.