Grande Belém

Círio de Nossa Senhora das Graças leva multidão às ruas de Icoaraci

Católicos de Icoaraci foram às ruas louvar a padroeira . Foto: Cintia Magno
Católicos de Icoaraci foram às ruas louvar a padroeira . Foto: Cintia Magno

Cintia Magno

Tomada por fiéis e promesseiros, a orla de Icoaraci recebeu, neste domingo (27), a 70ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças. Após a celebração de Santa Missa em frente à centenária Igreja de São Sebastião, na rua Siqueira Mendes, os devotos seguiram em caminhada rumo à Igreja Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, pagando promessas e agradecendo pelo retorno da procissão às ruas.

Com uma imagem de Nossa Senhora das Graças abraçada junto ao peito, a dona de casa Maria Aparecida dos Reis, 44 anos, pode, enfim, repetir a tradição de participar do Círio de Icoarci. O retorno da romaria às ruas era, inclusive, um dos motivos da enorme gratidão sentida. “Eu sou só gratidão por termos passado por essa pandemia. É maravilhoso ppder voltar a caminhar com ela”, considerou. “Eu sou muito devota de Nossa Senhora, tudo que eu peço, ela intercede por mim, então, é muita gratidão, é muita fé”.

Maria Aparecida do Reis celebrou a volta da romaria presencial. Foto: Cintia Magno

A fé também é companhia diária da dona de casa Margarida Santana de Oliveira, 75 anos. Assim como Maria Aparecida, Margarida não tem dúvidas de que quem pede com fé é atendido por Nossa Senhora. “Eu sempre sou atendida, tenho muitas graças para agradecer, eu agradeço até pela água que eu bebo de manhã”, conta, ao tentar descrever a emoção de acompanhar a passagem do 70° Círio de Icoaraci. “Eu me emociono só de olhar a imagem de Nossa Senhora, é tanto agradecimento que a gente tem a ela. Só de estar bem, ao lado da minha família, já é uma gratidão enorme”.

A missa de abertura do Círio, celebrada em frente à Igreja de São Sebastião, foi presidida pelo Bispo Coadjutor de Bragança, Dom Raimundo Possidônio. Já a missa de encerramento, celebrada após a chegada da romaria à Igreja Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

FESTIVIDADE

A festividade em homenagem à Nossa Senhora das Graças segue até o dia 11 de dezembro, sempre com o terço da alvorada, arraial, programação cultural e missas presididas por padres convidados, de segunda-feira a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h. Ainda serão realizados a XVI Caminhada da Juventudr, no dia 03 de dezembro, e o Círio das Crianças, no dia 04 do mesmo mês.

TEMA 

A edição de número 70 do Círio de Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, tem como tema “Como Maria, quero dizer meu sim”.