Círio de Nazaré

Círio 2023 terá ainda sete procissões; veja datas e informações

Para o deputado Chicão, autor do projeto, reconhecer o Círio como patrimônio apenas segue a máxima de que "esta é a principal manifestação popular paraense".
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Para o deputado Chicão, autor do projeto, reconhecer o Círio como patrimônio apenas segue a máxima de que "esta é a principal manifestação popular paraense". Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Cintia Magno

O Círio de 2023 vai ser marcado pela inclusão de mais uma procissão na programação oficial da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, a Romaria da Acessibilidade. Prevista para sair da Praça Santuário de Nazaré às 8h do dia 21 de outubro, logo após a Romaria dos Corredores, a procissão pretende proporcionar que pessoas que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida possam prestar suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré com maior tranquilidade e inclusão.

Diretor de procissões da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Sousa explica que a Romaria da Acessibilidade surgiu a partir de uma demanda de nove entidades, que procuraram a Diretoria da Festa.

“O nosso coordenador, Antônio Salame, abraçou a ideia, levou ao conhecimento da Arquidiocese de Belém, o Dom Alberto Taveira aprovou e depois conversamos com os órgãos de segurança e da área da saúde, que também se colocaram à disposição para ajudar, então, a ideia foi acolhida por todos”, aponta. “Devido a esse pedido, a gente começou a trabalhar e essas entidades estão junto conosco e já aumentou o número de novas entidades que trabalham com esse público e que também vão participar do dia da procissão”.

Para que a romaria fosse acessível, Antônio Sousa pontua que vários aspectos foram considerados desde a sua organização. O percurso, por exemplo, foi pensado para priorizar ruas arborizadas do centro de Belém. “Para essa romaria a gente levou várias coisas em consideração. É um percurso pequeno, arborizado, tranquilo, com pouca movimentação de trânsito nesse horário, que é por volta de 8h, seguindo todas as orientações das pessoas que são especialistas nessa área”, explica. “Todas as recomendações de tudo o que a gente pode fazer para ter uma romaria confortável para essas pessoas, todos os detalhes que estão nos passando, estamos levando em consideração com relação ao barulho, a coisas muito agitadas”.

Desde que a nova romaria foi anunciada, o diretor de procissões aponta que a iniciativa foi imediatamente abraçada pela população. “A expectativa é muito boa. A gente não tem ideia do que vamos receber neste dia, mas estamos preparados para acolher muito bem, com segurança, com tranquilidade. Acreditamos que vai ser uma grande participação por tudo que a gente vem ouvindo das entidades, pela aceitação, então, acreditamos ser um grande público e nós estaremos preparados para receber todo e qualquer pessoas que queiram participar conosco”.

Com a Romaria da Acessibilidade, a Programação Oficial do Círio de Nazaré passa a ser composta por 14 romarias, cada uma com uma maneira única de homenagear a padroeira dos paraenses.

Conheça um pouco mais sobre as sete romarias restantes, após as procissões do último final de semana.

 

Ciclo Romaria

Primeira romaria realizada após o Círio, a Ciclo Romaria reúne milhares de ciclistas todos os anos. Com ponto de partida e de chegada na Praça Santuário de Nazaré, os fiéis percorrem cerca de 9 quilômetros. A procissão foi criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci.

Romaria da Juventude

Realizada na tarde do sábado posterior ao Círio, a Romaria da Juventude é animada por um trio elétrico que acompanha os jovens. A procissão foi realizada pela primeira vez em 2011, com saída da Comunidade São Braz.

Romaria das Crianças

Realizada pela primeira vez em 1990, quando contou com cerca de 1.500 participantes, a Romaria das Crianças sai da Praça Santuário de Nazaré e percorre várias ruas do bairro de Nazaré. A romaria foi criada para fortalecer a devoção mariana entre as crianças.

Romaria dos Corredores

Instituída em 2014, a Romaria dos Corredores percorre um percurso de 8km, com saída e chegada na Praça Santuário. Sem que haja competição entre os participantes, a romaria foi sugerida por uma comitiva de corredores de rua da capital paraense.

Romaria da Acessibilidade

Mais recente entre as procissões oficiais, a Romaria da Acessibilidade será realizada pela primeira vez, neste ano. A iniciativa partiu de um apelo de nove entidades que atuam com pessoas com deficiência e que destacaram a necessidade de uma procissão mais acessível a pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. A romaria terá saída á da Rua Dom Alberto Ramos (ao lado da Basílica Santuário de Nazaré), passará pelas avenidas Generalíssimo Deodoro e Braz de Aguiar, Travessa Quintino Bocaiúva, Avenida Nazaré, finalizando na Praça Santuário. A Romaria da Acessibilidade é a 14ª a integrar a Programação Oficial do Círio de Nazaré.

Procissão da Festa

Terceira Romaria mais antiga, a Procissão da Festa percorre 2,8 quilômetros e é acompanhada pela Diretoria da Festa de Nazaré e as comunidades que integram a Basílica Santuário. Já se tem notícia desta romaria desde 1881.

Recírio

Momento de encerramento da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, o Recírio conduz a imagem da Santa por 250 metros da Praça Santuário até a capela do Colégio Gentil Bittencourt. O primeiro Recírio data de 1859.

Fonte: Com informações de www.ciriodenazare.com.br.