O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) celebrou ontem (30) seis anos de funcionamento ininterrupto, destacando-se como uma referência na Região Norte pelo seu modelo de gestão de cuidado inovador. A comemoração aconteceu nesta (31) no auditório da instituição, com a participação de acompanhantes, reabilitados e o quadro funcional do CIIR.
A programação iniciou pela manhã com um culto ecumênico em ação de graças, com Premiação e Ranking dos colaboradores mais elogiados do ano de 2024 e apresentação cultural realizada pela Banda Arte e Cultura. Além disso, os participantes puderam concorrer a premiações através do Quiz de perguntas e respostas e do concurso de dança e fantasia mais criativa de super- herói.
“O evento de hoje é o encerramento da comemoração do aniversário do CIIR que foi realizado ao longo do mês de maio, para que houvesse essa interação envolvendo
colaboradores, usuários, acompanhantes, no sentido de fortalecer o relacionamento
com instituição”, explica a Diretora Executiva do Centro Integrado de Inclusão e
Reabilitação (CIIR), Rejane Xavier.
“Para a gente é um momento de extrema alegria. São seis anos de muitas entregas valiosas. Nós já temos um marco de quase um milhão e meio de atendimentos, com distribuição de vários dispositivos e meios auxiliares de locomoção.
O CIIR comemora esses seis anos com vários reconhecimentos e certificações nacionais e
internacionais, o que ratifica a excelência de gestão nos serviços prestados aos nossos usuários no decorrer desses anos de atuação. Recentemente recebeu a recertificação canadense Qmentum International QGA, com selo Acreditado Diamante”,destaca a Diretora Executiva do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Rejane Xavier.
Entre as participantes, estava a autônoma Cristina Aleixo, de 51 anos, mãe da Krishna Lethicya, de 32 anos, que recebe atendimento no CIIR há 6 anos, que diz que se sente presenteada com a assistência ofertada a sua filha ao longo desse tempo.
“Antes dela ser encaminhada para o CIIR, a gente procurava uma assistência que atendesse todas as nossas necessidades em um único lugar e nós fomos contemplados neste Centro, que vem proporcionando todas as terapias que minha filha necessita para seu desenvolvimento”, disse Cristina Aleixo.
“A gente faz parte daqui desde o início, ela já conquistou diversos ganhos que me surpreenderam. O atendimento é feito por uma equipe muito dedicada que é nota 10. Só tenho a agradecer a instituição”, conclui.
Informações Adicionais
Atendimentos: O CIIR já realizou quase um milhão e meio de atendimentos, além da distribuição de dispositivos e meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, próteses e órteses, para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.
Descentralização: Parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em 2020, a Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa) expandiu os serviços do CIIR com a inauguração do Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) e, em 2023, do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), formando o Complexo de Reabilitação do Estado.
Premiações/Certificações: O CIIR possui vários reconhecimentos e certificações nacionais e internacionais, como a recertificação canadense Qmentum International QGA, com selo Acreditado Diamante. Está em processo de avaliação para Certificação Internacional Planetree, em parceria com o Hospital Albert Einstein.
Fluxo Regulatório: Os usuários têm acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de saúde, regulados pela Central de Regulação de cada município e pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Sespa, está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 4042-2157 / 58 / 59.