Algumas áreas dos bairros do Coqueiro, Tapanã, conjunto Pedro Teixeira, Bengui e Sideral, em Belém, foram atingidos por um forte vendaval acompanhado de chuva intensa na tarde desta terça-feira, 16. Muitas casas ficaram destelhadas com a força do vento e do temporal.
“Inexplicável, primeira vez que acontece, moro aqui há 8 anos. Meu prejuízo dá em torno de R$ 10 mil, vou ter que repor o telhado…”, disse uma moradora em entrevista à RBATV.
O prefeito da capital, Edmilson Rodrigues (Psol), que está em Brasília (DF), informou através de suas redes sociais que a prefeitura está mobilizada para ajudar os atingidos pelo fenômeno.
A Defesa Civil Municipal informou no início da noite que iniciou o levantamento dos danos causados pelo vendaval no Conjunto Pedro Teixeira, no bairro do Coqueiro. O levantamento, até agora, contabilizou cerca de 20 casas atingidas apenas no conjunto.
A Prefeitura informa, ainda, que a Defesa Civil já foi acionada para vistorias em imóveis nos bairros do Tapanã e Pratinha II e no Conjunto Sideral. A Defesa Civil vai continuar realizando o levantamento durante o restante do dia.
A PMB havia informado horas antes que a capital paraense entrou em alerta meteorológico Amarelo. A informação foi repassada pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), explicando que a cor amarelo indica previsão de fortes chuvas entre às 9h da manhã desta terça-feira até às 10h da manhã de quarta-feira, 17. Além disso, a previsão do tempo apontuou a combinação de maré alta e fortes chuvas nesta tarde.
Segundo o Climatempo, poderiam ocorrer pancadas de chuvas a partir do meio da tarde, o que ocorreu, com índice pluviométrico de 20 mm. O alerta é importante para a população se prevenir das consequências dos fenômenos meterológicos.