Pryscila Soares
O Dia das Mães é uma data comemorativa regada de significado afetivo. Uma das formas de tornar o dia delas mais especial é presenteando as mamães. Pensando nisso, empreendedoras do ramo alimentício aproveitam este período para faturar uma renda extra preparando recheadas cestas de café da manhã dedicadas a elas.
No Brasil, a data representa a segunda campanha com o maior volume de vendas do ano, ficando atrás somente do Natal. Em Belém, algumas empreendedoras já estão prestes a encerrar as encomendas devido à procura dos clientes pelas cestas personalizadas.
As irmãs Larissa Flexa, 30, e Ingrid Flexa, 33, apostaram na produção de cestas pela primeira vez, para o Dia das Mães, e com o retorno positivo dos clientes, a dupla já está se organizando para também receber encomendas para o Dia dos Namorados. Elas estão trabalhando com uma opção de cesta composta por 18 itens, entre bolo recheado, croissants, canudinhos acompanhados de patê, docinhos, Monteiro Lopes, pães recheados, além de uma xícara e um porta-retrato personalizado.
Vale ressaltar que todos os alimentos são frescos e preparados artesanalmente. Para Larissa e Ingrid, este é o principal diferencial dos produtos. O carinho e o cuidado começam desde a escolha dos materiais. “A gastronomia sempre esteve ligada à nossa família, com esse laço afetivo. A gente aprendeu com a nossa avó, que até hoje trabalha com comidas. Sempre tivemos essa curiosidade de ficar aprendendo, testando receitas. Começou como um hobby da Larissa, os clientes eram os vizinhos e os familiares e agora está crescendo cada vez mais”, comentou Ingrid.
Larissa é enfermeira, mas decidiu empreender com doces e salgados após o nascimento da filha, com o objetivo de obter uma renda com a atividade e ter a possibilidade de estar próxima da pequena. Já Ingrid é publicitária, produz personalizados e resolveu ajudar a irmã na produção das cestas. O delivery é feito pessoalmente pela Larissa.
“Tivemos essa ideia semana retrasada. Montamos uma cesta e bombou (nas redes sociais e grupos de WhatsApp), graças a Deus. No nosso cardápio tem muita coisa caseira. O bolo é feito à mão, tudo feito com muito carinho e dedicação. E como diferencial, a gente colocou uma xícara, que está fazendo muito sucesso, e um porta-retrato. A gente pede para a pessoa mandar uma foto e personalizamos um cartãozinho”, explica Larissa.
“Tivemos a preocupação de entender o preço de mercado e, para se tornar um produto competitivo e acessível, procuramos coisas que as pessoas gostam e que podíamos trabalhar um valor melhor. Pela quantidade de itens e pelo fato de ser personalizada, a gente acredita no valor que estamos colocando”, assinala Ingrid.
INOVAÇÃO
A empreendedora Rosângela Bessa, 57, trabalha com cestas de café da manhã para as mães há quase 20 anos. Ao longo desse tempo, ela conquistou uma boa cartela de clientes, mas sempre busca inovar para atrair novos públicos. Além de estar trabalhando com três opções de cestas nos tipos mini, média e grande, Rosângela também está ofertando uma novidade, a cesta composta só por alimentos diet pensando especialmente nas pessoas que possuem uma dieta mais restrita.
Os valores variam de R$ 120,00 a R$ 295,00, sendo a mais cara a cesta composta por 60 itens. A diet está custando R$ 265,00 e vem com mini pudim, tapioquinha, torrada, geleia e patê diet, café, cookies, mini bolo vulcão de cacau, mini pão de batata, entre outros.
“A nossa produção é toda artesanal. E hoje em dia a procura é muito grande por produtos diet. Este é o primeiro ano que estamos trabalhando, porque fui fazer os cursos, porque gosto de colocar na cesta um produto gostoso e que vou consumir. Para mim, o melhor período para trabalhar com cestas é esse. Passei dois anos um pouco afastada devido à pandemia. Ano passado retomamos as atividades com uma procura muito grande e este ano nossa meta é produzir 50 cestas”, declara Rosângela, que conta com uma equipe de oito pessoas para ajudar na produção dos alimentos e no delivery.