Pará

César Mattar Jr. é reconduzido a procurador-geral de Justiça

A governadora em exercício Hana Ghassan e a conselheira do TCE Daniela Barbalho estiveram no evento. Foto: Antonio Melo
A governadora em exercício Hana Ghassan e a conselheira do TCE Daniela Barbalho estiveram no evento. Foto: Antonio Melo

Alexandre Nascimento

O promotor de justiça César Bechara Nader Mattar Júnior foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Pará (PGJ) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A solenidade de posse aconteceu na noite de ontem, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, que contou com a presença da governadora em exercício, Hana Ghassan, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Daniela Barbalho, o colegiado de promotores de justiça, membros do legislativo, entre outras autoridades.

A recondução de César Bechara Nader Mattar Júnior se deu por meio de eleição entre membros do Ministério Público do Pará (MPPA), realizada em dezembro do ano passado. Naquela ocasião, o promotor conseguiu históricos 308 votos, que o tornaram Procurador-Geral de Justiça para o próximo biênio de 2023 a 2025, sendo nomeado pelo governador Helder Barbalho, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Na realidade, o promotor foi reeleito ao cargo de Procurador-Geral, uma vez que já havia sido eleito e exercido o mandato no biênio anterior, entre 2021 a 2023. “É uma satisfação enorme e sentimento de alegria, de que o trabalho realizado a frente desse importante cargo foi positivo. Mas, uma responsabilidade ainda maior de seguir esse trabalho”, disse César Bechara Nader Mattar Júnior, PGJ reeleito.

Dessa forma, o Procurador-Geral pautou os pontos mais importantes para o próximo biênio à frente do cargo. “Nesses próximos dois anos, iremos tornar o Ministério Público mais atuante e fortalecido nos municípios do Estado, fazer a instituição atuante no campo dos direitos humanos. Na verdade, fazer do Ministério Público um instrumento de apoio para a sociedade, para usufruto da justiça”, completou.

Para os promotores de justiça presentes na solenidade, esses avanços serão alcançados baseado na vasta experiência do Procurador-Geral, que inclui os cargos de presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), e a recente eleição ao cargo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), o primeiro Procurador-Geral de Justiça do Pará presidente da entidade jurídica, a ser iniciada no próximo mês de maio.