Grande Belém

Cerimônia premia os vencedores do Troféu Estrela Azul

Foto: Ricardo Amanajás/ Diário do Pará.
Foto: Ricardo Amanajás/ Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

O jornal DIÁRIO DO PARÁ entregou, na na noite de ontem (26), o prêmio “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia 2024”, com o Troféu Estrela Azul, a maior premiação aos experts da culinária paraense, uma das melhores do mundo. O evento foi realizado na Fábrica 242, no bairro da Cidade Velha, em Belém, onde também foi lançado o Guia Virtual do Passaporte Belém, que vai indicar os três primeiros colocados da premiação, que estará disponível no site do Diário On Line.

Ao todo, 166 estabelecimentos estiveram na disputa do troféu Estrela Azul, distribuídos em 22 categorias oriundas da melhor culinária da capital do Estado, que tem o patrocínio da Doratta, Claro e Sebrae-PA. “Temos uma culinária única, reconhecida nacional e internacionalmente, rica em variedade. Por isso, nossa premiação, na realidade, é contemplar essas pessoas e estabelecimentos que divulgam nossa riqueza gastronômica”, disse Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA.

Foto: Ricardo Amanajás/ Diário do Pará.

A adesão pela premiação também foi reconhecida pelo público por meio das redes, em que cerca de 180 mil votos foram computados por meio do site do DOL “Temos nosso júri técnico, mas temos a relevância dos nossos internautas, que bateram o recorde na edição deste ano. Esse número evidencia como nossa premiação é reconhecida, porque fomenta uma de nossas maiores riquezas, que é a nossa culinária que faz parte da nossa cultura”, declarou Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA.

Diante dessa relevância, os estabelecimentos que venceram a premiação exaltaram o evento, sobretudo devido ao potencial para divulgação de seus serviços gastronômicos. “A premiação do Passaporte Belém, por meio do Troféu Estrela Azul, é a prova da valorização da nossa culinária, principalmente porque prezamos pelo regionalismo gastronômico. Isso mostra que estamos no caminho certo, que nos motiva a ampliar os nossos negócios”, comemorou Rafael Barros, proprietário do Amazônia na Cuia, vencedor na categoria Melhor Comida Regional.

“Há 40 anos exerço a profissão de chefe de cozinha, onde sempre prezei pela valorização de nossa variedade de sabores e temperos amazônicos, que sempre foram reconhecidos, inclusive, internacionalmente. Por isso, vencer o prêmio na categoria Melhor Chef do Troféu Estrela Azul é um grande reconhecimento que valorizo muito”, declarou Grace Benítez.

Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Dessa forma, a premiação também é valorizada pelos patrocinadores, uma vez que a culinária regional promove emprego e renda.

“A Agropalma, por meio da Doratta Fry, já está inserida na cultura paraense. Por isso, temos a satisfação de apoiar um evento que valoriza muito desse quesito, que é a culinária reconhecida não apenas como uma das melhores do mundo, mas que também transforma socialmente as pessoas”, disse Débora Rubio, Especialista de Marketing da Doratta Fry.

“A Claro é uma empresa que apoia tudo que fomenta a cultura e experiência, e a gastronomia promove isso. E, nesse sentido, sabemos que o Pará se destaca, então temos o prazer de apoiar um evento, como o Passaporte Belém, que faz com que essa riqueza seja divulgada”, concluiu Anderson Serra, especialista de marketing da Claro.

Lista de vencedores do Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia 2024

CATEGORIA AÇAÍ: 3º IAÇA DO PARÁ; 2º DIVINO AÇAÍ DO DIEGO; 1º POINT DO AÇAÍ

CATEGORIA BAR: 3º QUITANDA DE GARRAFAS; 2º BAR DO PARQUE; 1º COSANOSTRA PUB

CATEGORIA CHURRASCARIA: 3º BOI D’OURO; 2º LA PLATA ASADOS; 1º BOI NOVO

CATEGORIA DOCES: 3º CASA CHARLOTE; 2º MITHSA SUCRÉ ET SALÉ; 1º DOCERIA AMOROSA

CATEGORIA HAMBURGUERIA: 3º SHAKE BURGER; 2º GEEK BURGUER; 1º PORPINO BURGUER

CATEGORIA INTERNACIONAL: 3º FAMÍLIA SICÍLIA; 2º MIRAKURU STREET FOOD; 1º THE WINE EXPERIENCE!

CATEGORIA ITALIANO: 3º THE PUG; 2º CANTINA ITALIANA; 1º FAMIGLIA SICILIA

CATEGORIA JAPONÊS: 3º RYORI; 2º MIDORI SUSHI; 1º SUSHI RUY BARBOSA

CATEGORIA PADARIA: 3º ARMAZÉM 25; 2º FORTALEZA DO HUMAITÁ; 1º SAGRES

CATEGORIA PEIXARIA: 3º BOX DA LÚCIA: 2º MOKAE; 1º REMANSO DO PEIXE

CATEGORIA PETISCO DE BOTECO: 3º VEROPONIHA BOTECO GRASTRONÔMICO; 2º BAR DO PARQUE; 1º ÉGUA DO BOTECO

CATEGORIA PIZZARIA: 3º SR TOMATE; 2º PIZZARIA DO MACACO; 1º PIZZA DO FÁBIO

CATEGORIA COMIDA POPULAR: 3º BAR DA ALZIRA; 2º ROSÁRIO LANCHES; 1º BOX DA LÚCIA

CATEGORIA COMIDA REGIONAL: 3° VER-O-AÇAÍ; 2° BOX 49 DA ELIANA; 1° AMAZÔNIA NA CUIA

CATEGORIA SALGADO: 3° CAFÉ PLENITUDE; 2° SANTO EXPEDITO; 1° A PORTINHA

CATEGORIA COMIDA SAUDÁVEL: 3° SANTA ORGÂNICA; 2° GRÃO CULINÁRIA ; 1° MANGO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CATEGORIA SORVETE: 3° MAIOCA; 2° ICE BODE; 1° CAIRU

CATEGORIA STEAK: 3° DE QUINTAL; 2° LA PLATA ASADOS; 1° THE PREMIUM STEAKS

CATEGORIA TACACÁ: 3° TOMAZ CULINÁRIA DO FAMÍLIA; 2° DELÍCIAS DU PARÁ; 1° TACACÁ DO RENATO

CATEGORIA CAFÉ: 3° CHEIRIN BÃO MARCO; 2° AMAZON DELI COFFEE SHOP; 1° PISSOLATI CAFÉ

CATEGORIA VINHO: 3° THE WINE EXPERIENCE; 2° ENOTECA DON VINO; 1° GRAND CRU

CATEGORIA MELHOR CHEF: 3° WAGNER VIEIRA; 2° ANGELA SICÍLIA; 1° GRACE BENITEZ