Grande Belém

Católicos de Outeiro celebram a padroeira no Círio 69

A procissão levou dezenas de romeiros ao encontro de Maria e marcou a 69ª edição da festividade da padroeira dos outeirenses. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará
A procissão levou dezenas de romeiros ao encontro de Maria e marcou a 69ª edição da festividade da padroeira dos outeirenses. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Irlaine Nóbrega

Neste domingo, o Círio de Nossa Senhora da Conceição ganhou as ruas do distrito de Outeiro. Realizado no primeiro domingo de dezembro, a procissão levou muitos romeiros ao encontro de Maria e marcou a 69ª edição da festividade da padroeira dos outeirenses. Com saída da Paróquia de São José, na travessa Flamengo, a procissão seguiu pelas principais ruas do bairro da Água Boa. Entre cânticos e orações, os devotos seguiram em romaria saudando a imagem de Nossa Senhora.

Às 7h, a Santa Missa foi celebrada na Paróquia São José Esposo de Maria pelo pároco, Padre Gabriel Marruaz. Ao fim da celebração, a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi conduzida à berlinda, onde foi posicionada para seguir o percurso pela avenida Paulo Costa, avenida Conceição, rua Manoel Barata até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Na chegada, uma missa foi presidida pelo paróco, Padre Paulo Santos.

Com o tema “Maria, primeira missionária do evangelho”, a festividade faz alusão ao Ano Jubilar Missionário, que comemora as obras missionárias da Igreja Católica. O tema ainda faz referência ao evangelho de São Lucas sobre a visitação de Nossa Senhora, na imagem de Maria, a prima Isabel para anunciar a chegada do Menino Jesus.

“Maria saiu com pressa da missão do anúncio da chegada. Nossa Senhora não vai simplesmente para servir, mas para dizer que o Messias já está aqui, o verbo se fez carne. Aquele a quem o povo de Israel espera já está aqui no nosso meio. Por isso, a criança que está no ventre de Isabel, João Batista, pula de alegria porque o Salvador está no meio de todos”, explica Padre Paulo Santos.

Segundo o pároco Igreja Matriz, a festividade de 2022 marca a preparação para os 70 anos do Círio de Outeiro no próximo ano.

“A mensagem principal é sobre a anunciação de Jesus no nosso meio e que possamos todos nós também a exemplo de Maria possamos anunciar o evangelho, que é o próprio Jesus. Anunciar com a nossa vida, com nosso testemunho para todos, em todos os lugares que estejamos. Que possamos ser anunciadores, arautos do evangelho”, disse o Padre Paulo.