Católicos celebram Santa Rita de Cássia; veja programação

A comunidade católica se reúne nesta quarta-feira (22) para as celebrações em honra a Santa Rita de Cássia,
A comunidade católica se reúne nesta quarta-feira (22) para as celebrações em honra a Santa Rita de Cássia,

Diego Monteiro

A comunidade católica se reúne nesta quarta-feira (22) para as celebrações em honra a Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis e Advogada dos Casos Desesperadores. Ao todo, as homenagens ocorrerão em 19 comunidades, com destaque para a programação especial no Santuário Santa Rita de Cássia, em Ananindeua, e na Paróquia São José de Queluz, em Belém.

A festividade no Santuário homônimo à Santa, localizado na Cidade Nova V, têm como tema “Santa Rita, Ensina-nos a Perseverar na Oração” e continuarão até o dia 26. Durante a semana, haverá missas diárias às 19h. Na terça-feira (21), a celebração será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro e, no dia seguinte, por Dom Paulo Andreolli, ambos Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belém.

O padre Lindomar Pinheiro explica a escolha do tema para as festividades deste ano. “Estamos vivendo o ano da oração, por isso o foco no tema dentro da nossa igreja. O santuário tem esse sentido de oração e de encontro com Deus. E, olhando para a figura de Santa Rita de Cássia, temos um grande exemplo de uma vida dedicada à oração, pois, mesmo diante das dificuldades, nunca deixou de adorar”.

Esta é considerada a primeira celebração em honra a Santa Rita de Cássia na paróquia desde que foi elevada ao título de santuário. “Por ser um marco em nossa comunidade, este ano traz muitas novidades, sendo uma delas, a imagem sairá do Santuário para a procissão, algo que antes partia da paróquia de Guadalupe. Então, para todos nós, está sendo um momento especial”, conclui Lindomar.

Na Paróquia São José de Queluz, no bairro de Canudos, o tema escolhido é “Santa Rita, Luz Radiosa e Caminho Seguro Que nos Conduz a Deus”. A programação inclui missas às 19h, seguidas por eventos culturais. Na quarta-feira (22), a cerimônia começa às 7h, seguida pela tradicional Procissão das Rosas, que desde abril de 2019 é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém.

A procissão partirá da Paróquia, localizada na avenida Cipriano Santos, seguindo pela avenida Teófilo Condurú, passando pela travessa Segunda de Queluz, avenida Ceará e travessa Primeira de Queluz, retornando à avenida Cipriano Santos. Durante todo o dia, a igreja permanecerá aberta para visitação, com celebrações adicionais às 11h, 17h e 19h.

 

PROGRAMAÇÃO

  • No Santuário Santa Rita de Cássia (localizada Cidade Nova V, We 32 – Ananindeua),  na  quarta-feira (22), dia de Santa Rita,  o santuário  ficará aberto para visitação ao longo do dia, com  missa às 7h, 9h, 12h, 17h, encerrando às 19h, com Missa Solene presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré.
  • A festividade tem como tema “Santa Rita, ensina-nos a perseverar na oração”, começou no dia  18  e segue até o dia 26 de maio com missa e programação cultural.
  • Na Paróquia São José de Queluz (Avenida Cipriano Santos, 311, Canudos),na quarta-feira (22), Dia de Santa Rita, a programação começa às 7h, com Santa Missa presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém.  Após a missa sairá a tradicional Procissão das Rosas, que desde abril de 2019 é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém.
  • A procissão sairá da Paróquia de São José, na Avenida Cipriano Santos, Av. Teófilo Condurú, Tv. Segunda de Queluz, Av. Ceará, Tv. Primeira de Queluz, Cipriano Santo e retornar a paróquia. Ao longo deste dia a igreja ficará aberta para visitação e contará ainda com celebrações às 11h, 17h e 19h.