Grande Belém
Capelas da Basílica Santuário são entregues; saiba mais
Um momento importante de celebração para a comunidade católica e devota de Nossa Senhora de Nazaré. Neste sábado (17), data que marcou o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, as quatro capelas laterais do lado esquerdo da Basílica Santuário foram entregues e restauradas com nova iluminação.
As capelas receberam serviços de recuperação dos forros artísticos, com recomposição dos mosaicos, do douramento e revitalização de pintura. As estruturas também passaram por limpeza e polimento dos revestimentos de mármore e das peças em bronze, reintegração dos pisos, reconstituição das peças faltantes das portinholas, limpeza e recuperação dos vitrais e esquadrias das capelas.
A programação do cerimonial de entrega das capelas teve início com a Missa de Ação de Graças, às 9h, celebrada pelo padre Francisco Silva, supervisor geral da Ordem dos Barnabitas. Após o ritual, o padre convidou todos os presentes na Basílica para a benção às capelas, com o rito de aspersão com água benta.
Após este momento, os visitantes seguiram para o calçadão da Basílica em frente da igreja, onde esteve aberta até a manhã desta segunda-feira (19), a exposição itinerante “Imagens do Agora: Restauração Basílica de Nazaré e Requalificação da Cripta”, com registros fotográficos de Renato Chalu das etapas de execução da obra do restauro e da atuação dos profissionais responsáveis pelo resgate da beleza arquitetônica.
Após este momento, houve uma visita técnica com convidados e imprensa à cripta que passa por requalificação total. Neste espaço já foram realizados serviços como remoção de reboco de argamassa cimentícia das paredes e forro, recomposição das lacunas nas paredes de pedra, instalações para alimentação elétrica e início da paginação do piso em mármore italiano e, posteriormente, também serão colocados vitrais no fundo da cripta.
Luci Azevedo, coordenadora geral do projeto de restauração da Basílica, informa que a nova cripta vai ser um espaço para pesquisa, eventos e orações de fiéis. “É um ambiente que vai ser devolvido para a sociedade para poder fazer celebrações e manifestações culturais importantes”, destaca.
O padre Francisco Assis, reitor da Basílica Santuário, comenta que a restauração geral no templo, em especial na cripta, era algo desejado há bastante tempo pelos dirigentes do local e por fiéis. Na visita às obras da nova cripta, o padre reforçou que o espaço ficou subutilizado por anos e a riqueza de detalhes presentes na estrutura precisavam ser preservadas e recuperadas. “Aqui tem importância não só para o Pará, mas para o Brasil também. Os resultados das obras vão ser algo com muito carinho e atenção para os devotos”, informa o padre diante da cripta em reformas.
Flávio Américo, diretor de marketing do Círio 2024, destacou a importância deste momento das entregas das capelas restauradas e da reforma da cripta. “Os trabalhos envolvem uma equipe qualificada, entre engenheiros e mestres de obras. É uma ocasião única e especial estas obras de restauração do templo mariano por transformar a vida de muita gente”.
A restauração do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é um marco importante por ser a primeira vez que o centenário prédio religioso passa por uma recuperação total, com obras no valor de quase R$ 8,8 milhões. Iniciada em novembro do ano passado, as obras seguem e até o momento 60% delas foram concluídas, marcando o término da terceira de cinco etapas previstas até maio de 2025. A expectativa é que até o final deste ano, 80% da obra já esteja finalizada.