Grande Belém

Câncer de mama: Evento em Belém chama a atenção para o diagnóstico precoce

A taxa de mortalidade é significativa, com 627 mil óbitos anuais, o que corresponde a 6,6% de todas as mortes por câncer.
Projeto promoverá uma programação dedicada à campanha Outubro Rosa sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Diego Monteiro

Amanhã, 28, a partir das 8h, o projeto Transformando Vidas promoverá uma programação dedicada à campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além das atividades programadas, haverá homenagens às mulheres que estão em tratamento ou que se recuperaram da doença.

O evento está agendado para acontecer na Sede Social Paysandu, no bairro de Nazaré, em Belém, e é aberto ao público. “São quatro anos de dedicação, apoiando e levando esperança a várias mulheres que enfrentam esse momento de desafio. Além disso, vamos contar com a presença daquelas que superaram a doença, compartilhando suas experiências”, afirmou a micropigmentadora paramédica, Rosana Abreu.

Durante a ação, artistas da música regional e gospel se apresentarão. Um dos momentos mais esperados é o desfile com as pacientes, que entram na passarela trajadas com roupas de banho, gala, roqueira e esporte fino. Também, serão realizados sorteios, brincadeiras e homenagens.

“Compreendemos que esse é um período desafiador para elas, afetando tanto o lado emocional quanto o psicológico, impactando diretamente a autoestima. Entretanto, nosso objetivo é assegurar que elas não enfrentem essa jornada sozinhas e que estamos aqui”, esclareceu.

À frente do Transformando Vidas, Abreu realiza um trabalho voluntário de micropigmentação paramédica, ou seja, que desenha esteticamente aréola e mamilo (bicos dos seios) com técnicas realistas. Para que a reconstrução estética fique mais natural, o material usado para o procedimento é diferente dos usados em tatuagem, com agulhas apropriadas.

“O procedimento transcende a esfera estética, pois restaura a qualidade de vida e a autoconfiança da paciente, tornando-se vital para que a mulher retome sua rotina de maneira mais próxima do normal”, enfatizou.