Pará

Campanha Nacional de Multivacinação será lançada no Pará nesta quinta (10)

Campanha Nacional de Multivacinação será lançada no Pará nesta quinta (10) Campanha Nacional de Multivacinação será lançada no Pará nesta quinta (10) Campanha Nacional de Multivacinação será lançada no Pará nesta quinta (10) Campanha Nacional de Multivacinação será lançada no Pará nesta quinta (10)
A vacinação é importante para evitar o HPV, Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
A vacinação é importante para evitar o HPV, Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Será lançada no Pará na próxima quinta-feira (10), as 10 h, a Campanha Nacional de Multivacinação, com a presença do governador Helder Barbalho; da secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel; do diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Éder Gatti; do secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho, e do secretário Municipal de Saúde de Belém, Pedro Anaisse.

A Campanha de Multivacinação tem o objetivo de ampliar a cobertura de diversas vacinas em todo o Estado, tendo como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos. Além das vacinas para esse segmento, a campanha disponibilizará para adultos os imunizantes contra Hepatite B, Influenza e Dupla adulto. Para isso, todos os 144 municípios estão abastecidos de vacinas e sendo mobilizados pela Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) para aumentar a adesão do público-alvo às vacinas ofertadas.

A Campanha vai começar no dia 10 e se estenderá até 26 de agosto, tendo como dia “D” 19 de agosto (sábado). Nesse dia, o número de postos de vacinação e o efetivo de profissionais envolvidos serão ampliados, para alcançar um número maior de crianças e adolescentes imunizados.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário nacional, com ênfase às vacinas contra poliomielite e sarampo, doenças que ameaçam voltar em função da baixa cobertura vacinal, mas também contra difteria, coqueluche, tétano, febre amarela e hepatite B.

A iniciativa é do Ministério da Saúde, coordenada no Pará pela Sespa e executada pelos municípios. Durante o período da campanha, as Usinas da Paz, complexos de serviços públicos geridos pelo Estado, também terão postos de imunização.