Wesley Costa
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Descarte Correto, lançou ontem (1º) uma campanha itinerante para a coleta de lixo eletrônico. Além de receber as doações, a iniciativa tem ainda como objetivo alertar a população sobre os riscos do descarte irregular desses tipos de equipamentos e componentes, sem o tratamento adequado.
Durante todas as sextas-feiras, até o dia 29 de setembro, a Semma estará em um ponto da cidade para recolher os resíduos tecnológicos que, muitas vezes, ficam parados e sem nenhuma serventia dentro dos lares. Tablets, celulares, computadores, placas, aparelhos televisores, pilhas e baterias estão entre os objetos que podem ser descartados nos postos da campanha.
O diretor-geral da Semma, Leonardo de Jesus, lembra que na ação piloto do projeto, ocorrida no mês de junho passado, durante a Semana do Meio Ambiente, foi recolhida cerca de uma tonelada de equipamentos. O gestor destacou ainda que além de ajudar na questão do descarte, as doações servirão para movimentar a economia sustentável no município e contribuir com a digitalização de crianças e jovens que ainda não possuem facilidade de acesso à tecnologia.
“Esses são bens que a população usa até a exaustão. Só que na verdade, não é a exaustão daquele produto, porque ele não acaba ali. Por isso, temos um trabalho de economia circular também fazendo parte desse momento. O legal da parceria é que a cada certa quantidade de lixo eletrônico recebido, se converte em um novo computador que é entregue em escolas municipais ou entidades que trabalham a inclusão digital”, revelou.
A professora aposentada, Cristina Melo, 63, que foi fazer sua parte depositando da forma correta um televisor em desuso, parabenizou a ação. “O mundo todo vive um problema com relação ao lixo. Nós precisamos estar cada vez mais conscientes e participativos de ações como essas, que contribuem para a proteção do meio ambiente e ainda gera renda a várias pessoas. Essa campanha foi um grande acerto mesmo”, disse.
Postos
Horto Municipal
- O primeiro posto de coleta de lixo eletrônico que está no aguardo da adesão da população é o que está instalado no Horto Municipal, onde funciona de forma permanente, no horário de 9h às 14h.
Confira a agenda de coleta de lixo eletrônico às sextas-feiras de setembro de 2023
- 08/09 – Praça Batista Campos
- 15/09 – Praça Pet K9, na Visconde de Souza Franco (Doca), Viela Santa
Rita Bezerra
- 22/09 – Praça da República, próximo ao Theatro da Paz
- 29/09 – Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda.