Grande Belém

Campanha de Vacinação Antirrábica tem início neste sábado

O Projeto de Lei 2213/24 substitui o termo "dono" por "humano responsável" em cadastro, fichas e registros de animais de estimação.
Prefeitura de Belém leva serviço de castração de cães e gatos ao Distrito de Mosqueiro Foto: Divulgação

Junho é o mês da 1ª Etapa da Campanha de Vacinacão Antirrábica de Cães e Gatos 2023. A campanha é uma ação do Ministério da Saúde e Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Departamento de Vigilância à Saúde (DEVS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Público-alvo

O público-alvo são animais domésticos caninos e felinos a partir de três meses de vida saudáveis, e fêmeas não prenhes. O objetivo é controlar a circulação do vírus rábico entre cães e gatos em todo o município de Belém.

A transmissão

A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.

Essa doença apresenta letalidade de aproximadamente 100% e alto custo na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. Apesar de ser conhecida desde a Antiguidade, continua sendo um problema de saúde publica.

Sábado e domingo tem vacinação

Neste sábado, dia 3, a vacinação será realizada na Praça Dalcídio Jurandir (no bairro da Cremação) e na Praça Frei Daniel de Samarat (Rua Intendente Virgílio Mendonça, 201, Guamá).

No domingo, 4, na Praça Brasil (Travessa Dom Pedro I, Umarizal) e no Centro Comunitário Maria Mendes (Terra Firme).