Wesley Costa
O prazo para famílias inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) atualizarem seus dados termina nesta sexta-feira (14). Seguindo o calendário estipulado pelo Governo Federal, devem fazer essa atualização as inscrições referentes aos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Em Belém, o serviço está sendo ofertado nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), administrados pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Com o prazo cada vez mais apertado, os centros da capital paraense registraram movimento intenso desde as primeiras horas de ontem (12). Dezenas de pessoas precisaram encarar filas e aguardar pelo atendimento essencial e assim, não correr o risco de terem seus benefícios cancelados. Segundo a coordenação do CRAS da Pedreira, o movimento tem se intensificado bastante e cerca de 100 atendimentos estão sendo realizados diariamente na unidade.
Clotilde Abdnal, 62, foi uma dessas pessoas que chegaram cedo ao CRAS que atende o bairro, para conseguir uma das senhas distribuídas no atendimento. “Eu recebi uma mensagem de texto no celular de que seria necessário fazer esse cadastramento. Como não tenho outra fonte de renda e recebo o Bolsa Família, não perdi tempo e vim logo para evitar qualquer problema”, contou.
PROCURA
No CRAS da Terra Firme, a procura pela atualização também foi grande durante as primeiras horas da manhã. A expectativa é que os atendimentos que estão chegando a 120 por dia, comecem a aumentar ainda mais nesses dois últimos dias restantes do prazo final. “Como sabemos, muita gente deixa para vir fazer sua atualização somente às vésperas ou até mesmo no último dia do prazo. Por isso, já estamos nos preparando para receber todo mundo que nos procurar nesse período”, disse a coordenadora, Rejane Bordalo.
Vale lembrar que o CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, estaduais e municipais. Em Belém, as 12 unidades do CRAS funcionam de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17h. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada e também contam com fichas de prioridade.
Os usuários convocados que não compareceram ao chamado terão a suspensão ou o bloqueio de benefício a partir do mês de maio deste ano. Já as famílias cadastradas nos demais anos precisam esperar o chamamento oficial.
PARA QUE SERVE O CADÚNICO
- Os principais programas do Governo Federal que utilizam o Cadastro Único são os Programas Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, ID Jovem, Carteira do Idoso, Minha Casa, Minha Vida e o Programa Bolsa Verde.
- Em nível municipal, o Cadùnico é obrigatório para acesso aos Programas Bora Belem, por meio da Funpapa, e Minha Casa, Minha Vida, pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).