Com ampla programação, o Festival Açaí Pará 2023 será realizado pela primeira vez em Belém, nos dias 25, 26 e 27 de outubro (quarta a sexta-feira), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o evento tem como objetivo preservar, promover e divulgar a cultura regional, compartilhando histórias, práticas e conhecimentos relacionados a um dos produtos mais importantes da economia extrativista paraense.
A abertura oficial do Festival Açaí Pará será na quarta-feira (25), as 16 h. A programação terá a participação de representantes de órgãos públicos e instituições privadas, além de produtores e batedores, entre outros profissionais que atuam na cadeia do açaí.
De acordo com as informações da organização, a abertura solene, com a presença de autoridades, será as 18 h.
No primeiro dia de programação, o público poderá conferir os estandes dos expositores, com equipamentos e produtos utilizados na produção de açaí. Haverá, também, programação cultural a partir de 20 h, com a apresentação do guitarrista e percussionista Félix Robatto e banda.
No dia 26 (quinta-feira), a visitação pública será das 14 h às 22 h. Haverá o início dos fóruns e debates acerca da cadeia do açaí, com apresentação dos estudos realizados para seu desenvolvimento, enfatizando necessidades e desafios. Participarão pesquisadores e técnicos da Sedap, Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), Fábrica Esperança e outras instituições.
A partir de 20 h haverá participação dos Vingadores do Brega e apresentação de danças sobre lendas amazônicas.
A programação de encerramento, no dia 27 (sexta), ocorrerá na Feira do Açaí, na área do Complexo do Ver-o-Peso, a partir de 4 h da madrugada, quando chegam as embarcações que trazem açaí para Belém diariamente. A programação se estenderá até as 9 h, com a apresentação do cantor Pinduca e do preparo do “avoado” (peixe assado), devidamente acompanhado do açaí.
Durante a programação haverá ainda degustação de diferentes variedades de açaí; demonstração de técnicas e processamento; oficinas e palestras sobre plantio, extração, tratamento, comercialização, e os benefícios nutricionais do açaí e sua aplicação na culinária, além de pratos feitos com o fruto por chefs de cozinha.