Grande Belém

Belém registrou alerta de risco de enxurrada e alagamento

A Prefeitura de Belém registrou, entre os dias 1 de janeiro e 27 de novembro de 2023, o tombamento de 41 árvores localizadas nas áreas públicas da cidade. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
A Prefeitura de Belém registrou, entre os dias 1 de janeiro e 27 de novembro de 2023, o tombamento de 41 árvores localizadas nas áreas públicas da cidade. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

A Prefeitura de Belém está atuando em vários pontos da cidade, após a forte a chuva que atingiu Belém na noite desta quarta-feira, 19. Os órgãos municipais trabalham na retirada das árvores e galhos que caíram, após a ventania, e na orientação do trânsito.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o radar meteorológico acusou um núcleo local de instabilidade, o que levou à publicação de um alerta de risco de enxurrada e alagamento na capital paraense.

“Estamos mobilizando todos os nossos órgãos para minimizar o problema, desobstruir as vias. A nossa preocupação é com a segurança das pessoas. Chamei vários secretários para mapear os problemas, detectamos que árvores caíram, assim como fios de postes”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) contabilizou, até o momento, quedas de galhos nas avenidas Nazaré e José Malcher, e de árvores nas avenidas Presidente Vargas, Assis de Vasconcelos, Gentil Bittencourt, Rômulo Maiorana, Generalíssimo Deodoro, Marechal Hermes, Travessa Apinagés e Praça da República. Equipes da Semma já estão atuando nos pontos para fazer o recolhimento dos galhos e árvores.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está com agentes de trânsito orientando o fluxo de veículos.

Interdições

A avenida Generalíssimo Deodoro, no trecho entre as avenidas José Malcher e Nazaré, está interditada. Os agentes estão desviando o trânsito pela José Malcher. A avenida José Malcher, entre a Doca e a Almirante Wandenkolk, está com uma faixa interditada por causa de pedaços de galhos que caíram no trecho.

Na Avenida Presidente Vargas, uma árvore de grande porte caiu na esquina com a rua Gaspar Viana e interditou totalmente a via. Os agentes desviam o trânsito pela rua Municipalidade.

A chuva forte gerou muitos transtornos na capital. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Na avenida Assis de Vasconcelos foram duas árvores que caíram próximo à rua Municipalidade. O trânsito está sendo desviado também pela Municipalidade. Na avenida Marechal Hermes, apenas uma pista está liberada por uma árvore que caiu no trecho.

Levantamento

A Defesa Civil Municipal já está fazendo o levantamento de todos os pontos atingidos pela ventania. O órgão conta com o apoio da Defesa Civil Estadual.