Grande Belém

Belém realiza Festival das Tacacazeiras no complexo Ver-o-Rio

O Tacacá foi a comida mais pesquisada na plataforma de pesquisas Google em 2023, ano em que o hit da cantora paraense Joelma ganhou as redes sociais,. FOTO: Irene Almeida
O Tacacá foi a comida mais pesquisada na plataforma de pesquisas Google em 2023, ano em que o hit da cantora paraense Joelma ganhou as redes sociais,. FOTO: Irene Almeida

Em comemoração ao mês das tacacazeiras – as tradicionais vendedoras de tacacá e comidas típicas paraenses – acontece a partir desta sexta-feira, 29, até domingo, 1º de outubro, das 16h às 22h, no Complexo Turístico Ver-o-Rio, o IV Festival das Tacacazeiras de Belém.

A festividade é promovida pela a Associação das Tacacazeiras e Comidas Típicas de Belém (Astacom), com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon); Governo do Estado, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Atrações e entregas – Entre as atrações estão 21 barraquinhas com a comercialização de comidas típicas como tacacá, vatapá, maniçoba, caruru e arroz paraense, além de vendas de artesanato e shows musicais e culturais com grupos de carimbó.

Ainda durante o evento, a Sala do Empreendedor da Secon estará entregando a Carteira de Manipulador de Alimentos às tacacazeiras de Belém que participaram da palestra Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

A palestra  foi ministrada pela Prefeitura de Belém, pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Devisa/Sesma), neste mês de setembro. A Carteira de Manipulador de Alimentos é um documento fundamental e obrigatório para quem comercializa comidas e bebidas nas vias públicas.

O dia das tacacazeiras é comemorado no município de Belém anualmente no dia 13 de setembro, conforme a lei municipal nº 8.846/2011.Essas trabalhadoras também foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial para o município de Belém, através da Lei Municipal 8.979, de 3 de janeiro de 2013, devido à grande importância cultural, gastronômica, turística e econômica para nossa cidade.

Conforme o Artigo 1º “Fica, a Vendedora de Tacacá, declarada como Patrimônio Cultural Imaterial para o Município de Belém para todos os efeitos legais, reconhecendo a importância cultural desta atividade para o circuito turístico brasileiro”.

Serviço – O IV Festival das Tacacazeiras de Belém acontece a partir desta sexta-feira, 29, até domingo, 1º de outubro, das 16h às 22h, no Complexo Turístico Ver-o-Rio, localizado na Av. Marechal Hermes, 1374, bairro Umarizal.