Grande Belém

Belém poderá ter ônibus elétrico nas ruas; entenda

Será declarada vencedora a proposta de menor preço, a mais vantajosa para a compra de 265 ônibus zero quilômetro. Foto: Divulgação
Será declarada vencedora a proposta de menor preço, a mais vantajosa para a compra de 265 ônibus zero quilômetro. Foto: Divulgação

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado da titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Ana Valéria Borges, se reuniram com representantes da Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft fur Internacional Zusammenarbeit (DIZ), Vagner Rigon e Tatiana Bermudez, para debater o transporte público de Belém e traçar o planejamento para o processo de implantação de ônibus elétrico na cidade.

Os representantes da agência alemã informaram sobre projetos já implantados pelo Brasil pela empresa, além de treinamentos, cursos para motoristas mulheres de ônibus elétrico e processo de pesquisa sobre empresas de energia, entre outros.

Ainda serão realizadas nos próximos dias pesquisas in loco para entender o contexto destes profissionais, estrutura adequada e o que será necessário para investir no transporte sustentável.

A capital paraense é uma das primeiras a despertar o interesse da iniciativa TUMI E-BUS mission (Transformative Urban Mobility Initiative) que tem a missão de apoiar 20 cidades na transição para a inserção de ônibus elétricos. (Com informações da Agência Belém)