A Prefeitura de Belém criou a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SEPDA) com o objetivo de planejar e executar políticas públicas para o bem-estar animal.
O projeto que institui a nova secretaria foi aprovado na Câmara Municipal de Belém (CMB) na tarde da última quarta-feira, 29.
Políticas públicas
A criação da SEPDA faz parte de um conjunto de políticas públicas da gestão municipal para a proteção e defesa dos animais. Ela vai centralizar, em um único espaço institucional, todas as políticas direcionadas à proteção e defesa dos animais, como as de mobilidade, de proteção (interagindo com a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Municipal em ações conjuntas de combate aos maus-tratos e outros delitos), de saúde, de educação e outros serviços.
Protetores e defensores dos animais
Uma das funções da nova secretaria será o diálogo com os protetores e defensores da causa animal que atuam em Belém.
Protetora animal, Salma Coelho, de 59 anos, atua na causa há 50 anos. Salma vibrou com a criação da secretaria. “A nossa atuação é de proteção animal para aqueles que estão na rua e em sofrimento. Os protetores são cidadãos comuns que se comovem com o sofrimento animal, acolhemos e tratamos, tudo com recursos próprios. Essa secretaria vai ter recurso para que seja feita a política pública, de fato. A prefeitura está de parabéns, a gestão municipal reconheceu o nosso trabalho nessa proteção”.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que assinou o projeto de lei e enviou à Câmara, comemorou a aprovação da secretaria. “Agradeço a todos que atuaram nessa conquista. É fundamental para que os animais da nossa cidade recebam toda atenção e cuidado devido”.