Comunidades tradicionais e afroreligiosas homenagearam Belém com a “Benção das Águas”, em comemoração aos 408 anos da cidade, celebrado nesta sexta-feira, 12. O local escolhido para a realização da cerimônia, que integra a programação religiosa do aniversário da capital paraense, foi o mercado do Ver-o-Peso.
Ao lado do prefeito Edmilson Rodrigues, filhos e filhas de santo e lideranças religiosas de mais de 12 casas de axé da cidade distribuíram banho de cheiro e jogaram rosas brancas no rio banha a cidade, o Guamá. Um gesto de agradecimento, assim como de pedidos de bençãos às entidades afroreligiosas protegerem Belém.
“Esse ato marca a nossa existência enquanto cidadãos de Belém e demonstra todo o nosso carinho por nossa cidade. Neste aniversário, desejamos que ela seja cuidada pela Prefeitura e, principalmente, por toda a população que vive aqui”, ressaltou a sacerdotisa Mameto Nangetu.
A quilombola e servidora pública Brenda Miranda fez questão de levar a filha, Dandara Luane, de 7 anos, para participar do ato em homenagem aos 408 anos de Belém. “Agradecemos a Belém por nos abraçar e permitir demonstrarmos a nossa fé, que por ela pregamos a paz e o amor e é isso que desejamos para Belém”, enfatizou Brenda.