Grande Belém

Basílica lança selo postal comemorativo

 O selo lançado ontem estará disponível nos serviços de postagens dos Correios, e em exposição no museu da empresa, em Brasília
FOTO: Ricardo Amanajás
O selo lançado ontem estará disponível nos serviços de postagens dos Correios, e em exposição no museu da empresa, em Brasília FOTO: Ricardo Amanajás

Alexandre Nascimento

A Basílica Santuário de Nazaré lançou, na noite de ontem (19), o selo postal personalizado alusivo aos 100 anos da nomeação do templo católico ao título de Basílica, que será comemorado no dia 19 de julho. A peça foi confeccionada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio da superintendência estadual, chamada de “Selo do Centenário”, que estará disponível a colecionadores e para serviços postais nas agências da empresa federal de todo o país.

Para o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, o lançamento do selo contempla toda a história de evangelização da fé católica da Basílica. “Uma definição de Basílica é ‘local onde manifesta a glória de Deus’. E tem sido assim desde quando esse templo foi construído, em 1909, quando ainda era paróquia, sendo local da promoção da fé católica. Por isso, quando apresentada ao Vaticano para ser elevada ao título de Basílica foi prontamente aceita, sendo a terceira do Brasil a conquistar esse título”, disse Taveira.

Ainda de acordo com o arcebispo, a realização do Círio de Nazaré, assim como os elementos da maior manifestação católica do Brasil, construiu a relevância da Basílica para a comunidade católica. “O Círio começa e termina na Basílica há anos, um berço dessa manifestação de fé que tem suas histórias misturadas, agora registrada neste Selo do Centenário”, completou Taveira.

HISTÓRIAS

“A filosofia dos Correios em criar e lançar selos postais se baseia no contexto relevante das histórias das ideias apresentadas. Foi por isso que a criação do Selo do Centenário da Basílica foi facilmente aprovada, porque sabemos da relevância que ela tem para os católicos não apenas de Belém, mas de todo o Brasil, que ainda tem como respaldo o Círio de Nazaré”, declarou Marcelo Gomes Pinheiro, superintendente estadual dos Correios.

Ainda segundo o superintendente, o selo postal estará disponível a partir de hoje (20) nos serviços de postagens nas agências dos Correios, assim como estará em exposição no museu da empresa, em Brasília. “Quem for enviar uma carta amanhã (hoje), o selo postado já será o comemorativo dos 100 anos da Basílica. Será uma peça divulgada por todo o mundo e estará disposta no museu oficial dos Correios para contemplação”, completou Marcelo Gomes Pinheiro.

Selo

A criação do selo postal em homenagem aos 100 anos se baseia na logomarca oficial do centenário da Basílica Santuário de Nazaré, desenvolvida pela direção da Arquidiocese de Belém, lançado em julho do ano passado.