Grande Belém

Bairros de Belém recebem ações de saúde animal

O objetivo da iniciativa da Seac era vacinar 4 mil animais para garantir a prevenção e o controle de doenças. Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará
O objetivo da iniciativa da Seac era vacinar 4 mil animais para garantir a prevenção e o controle de doenças. Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Wesley Costa

Durante a manhã deste sábado (10), três bairros da capital paraense e abrigos receberam ações de saúde animal pelo projeto “Pará Patas”. Segundo a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), o objetivo da iniciativa é garantir a prevenção e o controle de doenças, visando ainda o bem-estar tanto dos animais quanto dos seres humanos nos territórios atendidos também pelo programa TerPaz.

Um dos pontos que recebeu a ação foi a Praça Monte Alegre, no bairro do Jurunas. Por lá, a movimentação dos tutores e seus pets começou nas primeiras horas do dia. Moradora da área, Maria de Jesus Pinheiro, levou os seus três xodós de casa para se vacinar. Ela, que também já participou de ações de castração do projeto, parabenizou a ida das equipes à comunidade.

“Para quem tem mais de um animal em casa, como é o meu caso, é excelente poder contar com ações assim pertinho de casa. Se contar que ficamos mais tranquilos e seguros de doenças que podem atingir eles (os animais) e também a gente que convive diariamente com nossos filhos de quatro patas”, disse a tutora da Mane, da Are e do Alecrim.

O secretário de articulação da cidadania, Igor Normando, diz que a ação  reforça o compromisso contínuo de cuidado e bem-estar dos animais da cidade. “Através da vacinação antirrábica e da assistência médica veterinária, estamos atendendo às necessidades urgentes de diferentes bairros e abrigos. Em breve estenderemos a outros, beneficiando mais animais e promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade com nossos amigos de estimação”.

A diretora de ações estratégicas da Seac, Ariela Motizuki, contou que os três primeiros pontos que receberam a ação foram mapeados devido à demanda que estava reprimida. “Andando pelos bairros do Jurunas, da Cabanagem e Bengui, percebemos que havia muita demanda e, por isso, resolvemos fazer primeiro nesses. Mas já estamos pensando nos próximos finais de semana fazer a ação sempre em três bairros, simultaneamente, além das Usinas da Paz”, adiantou.