Pará

Autoescolas passaram por modernização nos últimos anos

As melhorias também alcançam os instrutores, que tem passado por cursos de atualização, visto que o CTB tem passado por constantes atualizações. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
As melhorias também alcançam os instrutores, que tem passado por cursos de atualização, visto que o CTB tem passado por constantes atualizações. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Carol Menezes

As atualizações do Código Brasileiro de Trânsito, mudanças na forma de realização de provas práticas e teóricas e o próprio legado da pandemia da covid 19 que tornou a aula online/remota uma realidade em todo o mundo tem imposto uma necessidade de modernização às autoescolas de todo o país. A mudança exige investimento por parte dos proprietários dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), mas também significa um avanço na formação de novos motoristas.

Dono de uma autoescola localizada no bairro da Cidade Nova, em Ananindeua, Joelson Serra, é pessoalmente mais apegado às aulas presenciais, mas desde a crise sanitária passou a ofertar aulas teóricas online e não parou mais. “Hoje o aluno aqui tem as duas opções. Eu prefiro o modelo tradicional, acho que é mais interessante e mais proveitoso, mas quem não tem como também assistir na escola tem essa possibilidade de acompanhar pela internet”, explica.

Outra melhoria que Joelson fez questão de bancar foi a troca de veículos e motos. “Hoje nós temos na autoescola os mesmos veículos e motos que estão no pátio do [Departamento de Trânsito do Estado do Pará] Detran, justamente para que, na hora da prova prática, o aluno não tenha que lidar com um carro ou uma moto diferente daquela que ele estava usando para fazer as aulas.

As melhorias também alcançam os instrutores, que tem passado por cursos de atualização, visto que o CTB tem passado por constantes atualizações. “São novas regras de circulação, mudou bastante coisa, então a gente atualiza os instrutores por meio de reciclagens, para que eles possam passar a informação mais atualizada para os alunos”, relata.

O registro de presença do aprendiz de condutor à cada aula prática também passou por mudanças: agora é registrada por biometria, para fins de plena comprovação junto ao Detran de que o mínimo de horas exigido foi cumprido. “Não tinha isso antes, e agora ele faz o registro biométrico tanto na entrada quanto na saída, justamente para que fique registrado o tempo de aula realizada”, reforça Joelson.

O que mudou no ambiente das autoescolas nos últimos dez anos:

  • Atualização de instrutores: A necessidade de instrutores passarem por atualizações, adaptando-se às novas tecnologias e regulamentações de trânsito.
  • Certificação das aulas: A introdução de sistemas de certificação e biometria facial aumentou a transparência e a segurança durante as aulas, garantindo que os candidatos estejam realmente presentes e participando.
  • Certificação digital: A transição de certificados físicos para digitais melhorou a autenticidade e a rastreabilidade das aulas, reduzindo fraudes.
  • Educação online: A possibilidade de realizar a aula teórica online, tornando-a acessível a partir de qualquer lugar, é uma mudança significativa, economizando tempo e tornando o processo mais conveniente.
  • Registro digital: A ausência de sistemas digitais tornava o registro de aulas e progresso dos alunos mais suscetível a erros e fraudes.
  • Aulas teóricas remotas: Antigamente, a necessidade de frequentar aulas presenciais era mais rigorosa, tornando o processo mais demorado e inconveniente. Hoje as autoescolas estão modernas, com infraestrutura maior e melhor. Elas estão deixando de ser empresas familiares e se tornarem realmente centros de formação de condutores.
  • Exames teóricos remotos: Se, antes, mesmo com a alta demanda de candidatos para a obtenção da carteira de motorista, eram disponibilizados poucos locais para a realização de exames teóricos, tendo em vista que estes só eram aplicados nas dependências do próprio órgão, existia um alto congestionamento de demandas concentradas nas unidades físicas e baixa democratização do processo de obtenção e renovação da CNH, uma vez que os candidatos precisavam se deslocar para municípios distantes a fim de realizar a prova teórica. Agora, com os exames teóricos remotos, é possível garantir maior celeridade ao processo, além de maior segurança contra fraudes.

(Fonte: Assessoria de imprensa VSoft)