Em abril – mês de conscientização sobre o autismo – a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e uma dezena de órgãos parceiros realizarão neste domingo (02), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma programação na Praça Batista Campos, em Belém, com serviços de saúde e cidadania, feira de empreendedorismo inclusivo, apresentações culturais e artísticas, e caminhada de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os serviços de saúde englobarão consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista; farmácia; vacinação; atendimento à pessoa com deficiência (PcD); passe-livre intermunicipal; orientações sobre saúde bucal; coleta e doação de sangue e tipagem sanguínea.
Nos serviços de cidadania haverá emissão de carteira de identidade; segunda via do CPF; segunda via da certidão de nascimento e de óbito; cadastro para Carteira de identificação para pessoa com autismo (Ciptea); atendimento e orientações jurídicas e ações extrajudiciais; atividades de educação no trânsito e cadastro de credencial de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.
A programação incluirá ainda a 9ª edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, com o objetivo de divulgar e apresentar as habilidades e talentos de pessoas com TEA, na qual expositores vão comercializar doces, salgados, roupas, materiais pedagógicos e peças artesanais; a caminhada pela Praça Batista Campos e as apresentações culturais.
A programação resulta do trabalho conjunto entre Sespa, Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Na segunda-feira (03), a programação alusiva ao “Abril Azul” prossegue com apresentações de música e dança no 3º Festival TEAlentos, no Theatro da Paz, das 19 às 21h30.