Com o objetivo de fortalecer o turismo e a economia do Distrito de Mosqueiro – um dos locais bastante procurados durante o período de férias escolares – o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), tem realizado investimentos na infraestrutura e mobilidade urbana com aproximadamente 29 quilômetros de pavimentação asfáltica para diversas ruas e bairros da ilha.
O pacote faz parte do programa “Asfalto Por Todo o Pará” que, em sua primeira e segunda fase, já contemplou 17 km de vias com serviços de drenagem, pavimentação, sarjeta, calçada e meio-fio, além de sinalização. Em sua terceira fase, 11,8 km de vias receberão obras de infraestrutura.
No momento, os serviços em execução estão concentrados na Baía do Sol, com 2,8 quilômetros já concluídos de um total de 4 km previstos. As vias contempladas são: rua da Praia Grande, Ligação, Ipixuna, passagem Cariazal e na Conceição. A via Aberlado Conduru recebe serviço de terraplenagem, e na rua Principal, já foram iniciados os serviços de drenagem. Por sua vez, a Alameda Wandenkolk e Travessa D estão incluídas na programação para início dos trabalhos neste mês de setembro.
Em outro ponto do distrito, 7,82 km estão sendo executados nos bairros do Maracajá, Aeroporto e Ariramba para beneficiar os moradores e melhorar a mobilidade da região.
Os investimentos também têm gerado emprego e renda, direta e indiretamente, para 48 colaboradores, sendo 17 deles, trabalhadores que vivem na ilha.
Recursos – Todo esse pacote de investimentos para a terceira fase do programa totaliza cerca de R$ 39 milhões de reais. Com a aplicação desses recursos, o Governo do Estado visa aumentar a qualidade de vida de quem mora na ilha, assim como incentivar o turismo na região, facilitando o acesso de forma mais segura às praias.
O programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’, desde 2019, tem viabilizado melhorias, mudando a realidade de moradores de diversos municípios em suas 12 Regiões de Integração. Além disso, a iniciativa também tem gerado empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia paraense.
“Este programa representa um resgate da dignidade e qualidade de vida da nossa população, mediante a viabilização e execução de melhorias de mobilidade urbana, mais infraestrutura e, claro, gerar emprego e renda com mão-de-obra local. O ‘Asfalto Por Todo o Pará’, em sua magnitude, segue avançando para que, cada vez mais, novas vias recebam esse importante pacote de investimento”, enfatiza o secretário de Obras Públicas (SEOP), Ruy Cabral.