Grande Belém

Arraial do Pavulavem abre programação de ensaios

A apresentação cultural é uma das mais aguardadas em junho   Foto: Ricardo Amanajás
A apresentação cultural é uma das mais aguardadas em junho Foto: Ricardo Amanajás

Alexandre Nascimento

O grupo folclórico Arraial do Pavulagem deu início, na noite de ontem, aos ensaios para as apresentações na quadra junina, em Belém. A preparação acontece até o próximo dia 7 de junho. A apresentações vão reunir cerca de 670 brincantes, além das personagens do Boi Bumbá e muita música, em uma animação que representa toda a emoção do cortejo oficial, marcado para acontecer aos domingos de junho e no primeiro domingo de julho, que este ano terá o tema “Arraial por um Mundo de Paz”.

De acordo com a organização, os ensaios e o cortejo principal vão reunir os novos brincantes que participaram das oficinas do grupo neste mês e os participantes mais antigos. “Os cerca de 300 novatos são pessoas que sempre quiseram entrar no Pavulagem, porque valorizam a cultura popular. Eles participaram das oficinas e agora estarão com a gente que tem mais tempo no grupo, para engrandecer mais nosso arrastão. E, o principal, marca a renovação de pessoas do grupo”, disse Ronaldo Silva, presidente do Arrastão do Pavulagem.

Ainda de acordo com a organização do grupo, os ensaios serão intensos para que a tradição de cortejos do Arrastão do Pavulagem, que encanta milhares de admiradores na avenida Presidente Vargas, seja mantida. “Nosso instituto tem o único objetivo, que é manifestar nossa cultura do boi nas ruas de Belém. E, isso fazemos a partir desses ensaios, pois são neles que construímos tudo que iremos fazer pelo nosso público que, esse ano, nos quatro domingos de apresentação, cerca de 100 mil pessoas em cada um deles”, completou Ronaldo Silva.

DIVERSIDADE

A interação do grupo, que acontece desde os ensaios até os cortejos, é feita com a variação de pessoas de várias gerações, que reúne crianças até idosos. “Tenho 83 anos, 22 de Arrastão e tive que vir no primeiro ensaio do grupo. Talvez não venha nos outros, que vão acontecer até o dia 7, mas pode ter certeza que nas apresentações oficiais aos domingos estarei presente. Quero me somar com essa juventude, tudo pela nossa cultura”, afirmou Marlene Paiva, brincante.

“Comecei vindo com a minha mãe, aos dez anos de idade, hoje estou com 22 anos e toco percussão no Arrastão. Acho que isso é o mais legal no grupo, a reunião de pessoas de várias gerações, os novos integrantes vindos porque querem viver essa manifestação da nossa cultura por meio do Pavulagem”, disse Paulo Feliciano, brincante.

Programação

Os ensaios começaram no último domingo (22) e vão até o dia 7 de junho, de segunda à sexta-feira, das 18h às 21h; aos sábados, 15h às 18h, e domingos, 10h às 12h, na sede do Instituto Arraial do Pavulagem (Av. Boulevard Castilhos França, 738).