Grande Belém

Arquidiocese de Belém instala nova área missionária em Santa Bárbara

Dom Alberto está perto de atingir a idade canônica para a renúncia. Foto: Arquidiocese de Belém/divulgação
Dom Alberto está perto de atingir a idade canônica para a renúncia. Foto: Arquidiocese de Belém/divulgação

Neste sábado (09), a Arquidiocese de Belém alcançará um marco histórico com a instalação da Área Missionária Menino Jesus (Rua Segunda, S/N, Vila Genipauba, Santa Bárbara do Pará), tornando-se a segunda paróquia da cidade de Santa Bárbara e elevando para o total de 104 paróquias na Arquidiocese de Belém.

A solenidade será com Santa Missa às 18h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e concelebrada pelos Padres da Região Nossa Senhora do Ó. Durante a celebração, Dom Alberto dará posse ao Padre Henrique de Brito Alves como administrador da Área Missionária Menino Jesus.

Esta nova Área Missionária é o resultado do desmembramento da Paróquia Santa Bárbara e abrangerá um total de 13 comunidades, incluindo Nossa Senhora de Nazaré, São Pedro e São Paulo, Sagrada Família, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Neves, São João Batista, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Bom Remédio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Joaquim, São Bento e Menino Jesus.

Sentido da Área Missionária

A instituição de uma área missionária é de suma importância para a Igreja Católica, conforme ressaltado em documentos papais. Tanto o Papa Paulo VI na encíclica Evangelii Nuntiandi (EN 14) quanto o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium (EG 112) enfatizaram que a missão de propagar o Evangelho é essencial para a Igreja. A criação de uma área missionária permite que a Igreja se organize e mobilize para alcançar pessoas de diversas origens, promovendo uma mensagem de fé, valores morais e adaptando-se às realidades culturais locais.

Além disso, uma área missionária desempenha um papel vital na disseminação da fé e na construção de comunidades religiosas. Ela oferece assistência espiritual e caritativa às comunidades locais, promovendo não apenas a espiritualidade, mas também contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o enriquecimento cultural. É um centro de atividades religiosas, sociais e culturais que tem um impacto profundo nas vidas das pessoas e nas sociedades em que está inserida, fortalecendo os laços entre diferentes grupos e culturas.