Grande Belém

Após incêndio, ruas do comércio de Belém são interditadas; confira

O documento expedido pela Defesa Civil recomenda que seja mantido o isolamento do passeio e via públicas na área em frente ao imóvel. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará
O documento expedido pela Defesa Civil recomenda que seja mantido o isolamento do passeio e via públicas na área em frente ao imóvel. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

A Prefeitura de Belém atua no rescaldo do incêndio ocorrido no centro comercial da capital paraense na madrugada desta terça-feira, 22. Ao todo, sete prédios comerciais foram atingidos, mas não há informações de pessoas feridas.

Por conta do incêndio, em um prédio localizado corrido na travessa na rua 7 de Setembro, condutores de veículos precisam estar atentos, pois a avenida Portugal está interditada nos cruzamentos com a rua Manoel Barata e travessa 13 de Maio.

E o acesso para a rua Manoel Barata e travessa 13 de Maio está sendo feito somente a partir da travessa Padre Eutíquio. Agentes municipais de trânsito permanecem nos pontos de bloqueio, organizando e orientando condutores e pedestres para garantir a fluidez e segurança viária.

Com o objetivo de promover a orientação e interdição do trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está de prontidão na área comercial desde as primeiras horas desta terça-feira.

No local, além dos agentes da Semob, estão da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec).

Patrimônio Histórico – A Fundação Cultural do Município de Belém, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (Deph), também esteve com equipe nesta manhã para vistoria do local, já que o imóvel embora seja particular, está no centro histórico de Belém e faz parte do conjunto tombado como patrimônio histórico.

De acordo como levantamento da equipe do Dehp, no local, o incêndio se deu em um único imóvel, na esquina da rua 13 de maio com a travessa 7 de Setembro, que se dividia em sete lojas. Não se sabe, até o momento em que a equipe esteve no local, em qual das lojas iniciou o incêndio, por volta das 1h30 da madrugada.

O Corpo de Bombeiros do Pará foi acionado ainda na madrugada, porque as chamas foram detectadas por uma câmera do Centro Integrado de Operações (Ciop), que fica no Palácio Antônio Lemos.

Agora, neste momento, o incêndio está quase contido, mas, por dentro,  tudo se perdeu: pisos, estruturas de madeira, material estocado, bens das lojas. A única coisa que não se destruiu, foram as estruturas de paredes do lado externo. Não há risco de desabamento.

O imóvel é particular e a responsabilidade é do proprietário. Mas cabe à Fumbel e demais órgãos de preservação a fiscalização do patrimônio acompanhar e tomar medidas cabíveis para evitar novos incêndios.

Defesa Civil – A Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec) vai atuar na operação integrada dos órgãos públicos, assim que todo o fogo for controlado. Mas já discute um planejamento do serviço para atuar com os serviços, como realização de vistoria nos imóveis.

 

Incêndio ocorreu de madrugada

O sinistro ocorreu na madrugada desta, 22, houve o acionamento de um incêndio por volta de 1h23, na travessa 13 de maio, esquina com travessa 7 de Setembro, na Campina.

O incêndio seria em uma edificação com vários estabelecimentos comerciais, atingindo, até o momento, sete estabelecimentos. Não houve vitimas e o Corpo de Bombeiros ainda não pôde contabilizar os danos.

A ocorrência segue em andamento e a Defesa Civil aguarda o controle da situação pelo Corpo de Bombeiros para realizar visita técnica.

Fonte: Agência Belém