Pará

Após deslizamento, Helder vai decretar emergência em Abaetetuba

Após deslizamento, Helder vai decretar emergência em Abaetetuba Após deslizamento, Helder vai decretar emergência em Abaetetuba Após deslizamento, Helder vai decretar emergência em Abaetetuba Após deslizamento, Helder vai decretar emergência em Abaetetuba
Helder visitou a área atingida. Foto: Agência Pará
Helder visitou a área atingida. Foto: Agência Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou, na manhã desta segunda-feira (27), que será publicado ainda hoje um decreto de emergência para o município de Abaetetuba, nordeste do estado, que sofreu com deslizamentos de terra na manhã de ontem (26). O documento vai facilitar apoio do governo federal junto ao Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil. Cento e oito famílias que moravam nos bairros São João e São José ficaram desalojadas.

“Neste momento estamos fazendo o cadastramento de todas as famílias impactadas, o estudo do solo da área para dimensionar qual a totalidade do local atingido que não poderá ser ocupado por estar sob risco de novo deslocamento de terra. Em paralelo a isso, a garantia do aluguel social por parte do município”, afirmou o governador.

Ele acrescentou que “o Corpo de Bombeiros estará ofertando alimento, água e também kit de higiene. O Programa Recomeçar também vai garantir que as pessoas que perderam eletrodomésticos e móveis, possam ter condição de adquirir e atravessar esse momento de maior dificuldade. Estaremos já publicando o decreto de emergência em reconhecimento à ação municipal que habilitará o município a requerer junto ao governo federal as ações, seja de prevenção, seja de resposta junto do Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil”, destacou Helder Barbalho.

O ginásio esportivo, que fica na Avenida Pedro Rodrigues, centro da cidade, foi colocado à disposição das famílias desalojadas e serve base de apoio das ações estaduais e municipais. Para o local também podem ser encaminhadas doações, como roupas, alimentos e itens de higiene pessoal. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Helder Barbalho ainda declarou que o Estado fez contato com a concessionária de energia elétrica para restabelecer o fornecimento de luz para a ilha afetada com o tombamento de uma torre de energia durante o deslizamento de terra. Cerca de 400 pessoas foram prejudicadas.

Área onde houve o deslizamento foi desocupada. Foto: Celso Rodrigues

A prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho, acompanhou a visita técnica da equipe do governo estadual. “Estamos trabalhando de maneira coletiva e pedimos ajuda do governo estadual. A primeira medida foi isolar a área e afastar as pessoas do polígono de risco e acolher essas pessoas. A secretaria de assistência social do município, junto com a secretaria estadual, estão fazendo o cadastramento e acolhimento com psicólogo para que os danos materiais e também emocionais sejam os menores possíveis”, disse a prefeita.

Cento e oito famílias que moravam nos bairros São João e São José ficaram desalojadas. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

O ginásio esportivo, que fica na Avenida Pedro Rodrigues, centro da cidade, foi colocado à disposição das famílias desalojadas e serve base de apoio das ações estaduais e municipais. Para o local também podem ser encaminhadas doações, como roupas, alimentos e itens de higiene pessoal.